terça-feira , 16 setembro 2025
Lar Piracicaba Empreendedorismo em alta: Campinas e Piracicaba têm crescimento de 220% entre os MEIs em uma década
Piracicaba

Empreendedorismo em alta: Campinas e Piracicaba têm crescimento de 220% entre os MEIs em uma década

Com apoio do Sebrae-SP, as cidades se consolidam como polos de inovação, geração de renda e desenvolvimento regional 

O interior de São Paulo vive um ciclo de fortalecimento do empreendedorismo, e as regiões de Campinas e Piracicaba estão na linha de frente dessa transformação. Com economias dinâmicas, presença de universidades, vocações locais bem definidas e o apoio contínuo do Sebrae-SP, essas cidades têm protagonizado um avanço expressivo na abertura de pequenos negócios — especialmente entre os microempreendedores individuais (MEIs), que cresceram mais de 200% na última década. 

Segundo dados da Receita Federal, o número de MEIs nas duas metrópoles passou de 52.687 para 168.755 entre 2015 e 2025, um salto de 220%. Entre as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o salto também impressiona: 143% de aumento na última década. Esses dados refletem um ambiente favorável ao empreendedorismo e à formalização, resultado de políticas públicas eficazes e da atuação contínua de instituições como o Sebrae-SP. 

Cidades que impulsionam o futuro 

Campinas e Piracicaba apresentam trajetórias complementares e promissoras. A primeira tem se destacado em setores como tecnologia, saúde, serviços, turismo e economia criativa. Já Piracicaba, tradicionalmente ligada ao agronegócio, avança com força em áreas como agroindústria, bioenergia, saúde, automobilismo, cervejarias, metalmecânica, turismo e sustentabilidade. 

Esse crescimento é resultado de uma combinação de fatores: vocações regionais, ecossistemas inovadores e o trabalho estratégico do Sebrae-SP, que atua como parceiro dos empreendedores em todas as etapas da jornada. Com atendimento qualificado, consultorias, capacitações e parcerias, a instituição ajuda a transformar ideias em negócios sustentáveis. 

Em Campinas, programas como o Sebrae for Startups vêm fortalecendo o ecossistema de inovação, com foco em negócios de base tecnológica e alto potencial de crescimento. Já em Piracicaba, o Sebrae-SP apoia empreendimentos ligados à agroindústria, ao cooperativismo e à produção sustentável, além de incentivar também o mercado de startups voltadas a tecnologias do agronegócio, que são a base do Vale do Piracicaba – AgTech Valley. 

“A força do empreendedorismo no interior de São Paulo é visível nas regiões de Campinas e Piracicaba, que combinam tradição, inovação e muita capacidade de execução. O Sebrae-SP segue atuando como parceiro estratégico para que os pequenos negócios continuem gerando emprego, renda e desenvolvimento”, afirma Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas. 

“Esses números também representam a quantidade de pessoas que geraram seus próprios trabalhos e, com isso, oportunidades de crescimento pessoal e profissional para elas e para todos que participam da sua cadeia de desenvolvimento. Isso inclui seus fornecedores, clientes e parceiros de negócios”, completa Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba. 

Histórias que inspiram 

Entre os milhares de casos de sucesso que surgiram nos últimos anos, um dos destaques é a Lutri Chef, negócio de Campinas fundado por Luisa Caroline da Silva em 2022. Começando como MEI, ela formalizou sua empresa e hoje é uma microempresária com atuação nacional. 

“O Sebrae-SP é meu grande parceiro. Participei de cursos, consultorias e pude ter uma visão estratégica do que precisava fazer para crescer. Hoje vendo minhas geleias e antepastos para o Brasil todo e me emociono a cada nova conquista”, conta Luisa. “É de uma felicidade imensa ver meus produtos ganhando novos paladares. Tenho muito orgulho da história que estou construindo”, finaliza a empreendedora.  

Em Piracicaba, outra empresa se destaca: a Little Guests, que faz recreação personalizada infantil para eventos sociais. A fundadora, Luciene Paulino da Costa, conta que começou como MEI, mas hoje já se tornou microempresária. O negócio começou justamente há uma década, em 2015, após ela passar por mudanças na vida pessoal. 

“Meu pai faleceu, meu marido infartou e eu me vi grávida, precisando de dinheiro. Eu tive que me reinventar, usei o meu hobbie e transformei em uma empresa”, lembra. Mas foi em 2024 que o negócio deu uma guinada. “No ano passado eu fiz o Empretec e tudo mudou na minha vida. Formalizei minha empresa, me reestruturei, faturei oito vezes mais e consegui montar um buffet, que é um spa kids. Agora tenho uma equipe com 90 recreadores e lidero um time que realiza até 14 festas em um único final de semana com maestria, sem eu precisar estar presente”, finaliza. 

Artigos relacionados

Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto Uma Noite no Cinema

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) convida o público para uma viagem...

Circo, Palhaços e Música ocupam o Canta Galo: quando a periferia vira palco

No domingo, 14 de setembro de 2025, às 15h, o Campinho do...

Sebrae-SP abre últimas vagas do ano para seminário sobre comportamento empreendedor em Piracicaba

Empretec tem metodologia da ONU é aplicado exclusivamente pelo Sebrae no Brasil...