sexta-feira , 16 janeiro 2026
Lar Piracicaba De crise na pandemia ao recomeço: Sebrae Transforma conta história de buffet infantil de PiracicabaV
Piracicaba

De crise na pandemia ao recomeço: Sebrae Transforma conta história de buffet infantil de PiracicabaV

Marcos Rossi Sonho de Crianca

Com apoio do Sebrae-SP, Sonho de Criança contornou dificuldades financeiras

O setor de eventos foi um dos mais afetados durante a crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. Em meio ao medo dos riscos à saúde, muitas empresas lutavam para se manter em pé – e neste caso o risco era outro: fechar as portas definitivamente. Os impactos foram severos no buffet infantil Sonho de Criança, que passou por dificuldades financeiras sérias, mas conseguiu contornar a situação e se reergueu.

O desafio enfrentado pela empresa de Piracicaba foi compartilhado no Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP. Assista ao vídeo pelo link https://www.instagram.com/reel/DMvjDOyysuy/?igsh=MXcyN3NuNzZyNjc2OA.

Durante o período de férias escolares e com a ‘casa’ cheia de crianças brincando, o empresário Marcos Rossi apresentou as instalações do buffet à equipe do programa. Cada objeto, brinquedo, eletrônico, videogame, ou até uma simples mesa, foi mostrado com um orgulho que reflete a superação do período mais desafiador que o negócio enfrentou.

“O que mais tirava meu sono na época era não saber qual decisão tomar, não saber de fato o que eu faço. Eu devolvo dinheiro para os meus clientes? Eu espero a pandemia passar? Eu faço um investimento para quando passar? Não saber o que fazer foi realmente muito desafiador e foi o que mais me desorientou no período de pandemia”, conta.

Naquele momento, por ter que suspender a maioria dos eventos que já tinha na agenda, o empresário teve muitas dificuldades financeiras. Ele se emocionou ao lembrar do período e do quão perdido ficou. Com lágrimas nos olhos, ele contou sua perspectiva da época:

“Quando você trabalha com eventos, o seu negócio depende de pessoas felizes, se divertindo. E nós não podíamos falar com ninguém, não podíamos nem atender aos clientes. Eu não sei nem falar para você qual foi o meu sentimento. Foi uma incerteza tão grande que nem uma resposta clara eu tenho. O que passou pela minha cabeça agora foi a lembrança de estar perdido, sem saber o que fazer, procurando ajuda ou às vezes sozinho, às vezes com a família. Agoniado, sem dividir as minhas derrotas com as pessoas.”

Depois do período mais crítico da pandemia, os eventos puderam voltar a acontecer. No entanto, nesse momento o empresário teve outro baque no negócio: precisou mudar a empresa de endereço porque sofreu uma ordem de despejo – também causada por dificuldades financeiras da pandemia. “Enquanto todos estavam voltando a fazer festas, eu precisei mudar de lugar ainda”, lembra.

Virada de chave

Foram várias as dificuldades que atravessaram o caminho de Marcos Rossi desde 2020, mas ele teve a persistência e dedicação necessárias para enfrentar esses problemas. Empreteco com orgulho e já capacitado em outros vários cursos, ele passou por uma situação curiosa que o fez buscar novamente o apoio do Sebrae-SP nesse momento desafiador.

“Eu tinha acabado de reabrir a minha unidade e tinha entrado um pouco de dinheiro no caixa, então eu decidi comprar uma moto e realizar um sonho, que era ter uma Harley Davidson. Passados dois meses, tive uma falta de dinheiro no caixa. Eu me olhei e perguntei: ‘O que você está fazendo? Como você pode adquirir uma moto sendo que você acabou de sair da pandemia?’. Foi aí que eu decidi que queria racionalizar todo o meu processo e voltei a procurar o Sebrae por meio de um consultor de finanças”, lembra.

Desde então, foram dezenas de consultorias que o fizeram estudar cada vez mais sobre o assunto e reorganizar cada detalhe do seu negócio. Ele contou que saía de cada encontro com o consultor mais determinado a estudar e entender tudo sobre finanças. Focado e com metas definidas, Rossi se dedicou e aprendeu tudo que podia sobre o assunto.

A partir daí, o empresário conseguiu organizar cada detalhe do negócio. Ele conta que hoje é muito claro quanto a empresa ganha e quanto gasta com cada evento. Os problemas financeiros estão resolvidos e o buffet tem a agenda cheia – e ele inclusive se dispõe a ajudar outros empresários que passam pelo mesmo problema. “Se eu não tivesse ajuda do Sebrae eu não chegaria aonde eu cheguei.”

“Meu maior aprendizado foi que valeu a pena… Quando você tem persistência e não desiste daquilo que você quer, uma hora o resultado vai chegar, como está chegando o meu agora. Eu me lembro de todas as vezes que eu ia [no Sebrae], eu voltava, quebrava minha cabeça sozinho, fiquei muitas noites até altas horas estudando”, recorda.

Apesar de ter passado pelo maior desafio da vida, o empresário de Piracicaba nunca pensou em desistir e hoje tem orgulho em dizer que todo o esforço e aprendizado para retomar seu negócio valeram a pena. Ele se define como um “case de sucesso”. “Eu sempre soube que o Sonho de Criança é uma empresa muito forte, tem um nome grande, eu sempre olhei pela credibilidade e pelo trabalho. E eu já sabia que a gente ia voltar, e ia voltar com força.”

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Kombi no Circo nas “Férias no Museu” Prudente de Moraes

Janeiro chegou trazendo uma das programações mais aguardadas do período de recesso...

Esalq – Inauguração da sede do Centro de Agricultura Tropical Sustentável

Centro promove a organização de estudos colaborativos entre áreas complementares, para articular...

O MovimentAr – Férias na Praça

A magia do circo, o riso espontâneo das crianças e a ocupação...

Sebrae-SP orienta MEIs da região de Piracicaba sobre desenquadramento do Simples Nacional

Prazo para solicitar o reenquadramento é 31 de janeiro Microempreendedores Individuais (MEIs)...