terça-feira , 14 outubro 2025
Lar Variedades Programa Supernova estimula geração de negócios entre estudantes das regiões de Campinas e Piracicaba
Variedades

Programa Supernova estimula geração de negócios entre estudantes das regiões de Campinas e Piracicaba

Iniciativa faz parte de parceria entre o Sebrae e Ministério da Educação (MEC)

Estudantes de cursos técnicos e de graduação interessados em explorar o universo dos negócios inovadores nas regiões de Campinas e Piracicaba podem participar do Programa Supernova. A iniciativa, fruto de parceria entre o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC), tem a expectativa de alcançar até cinco mil alunos de todo o país na primeira fase do programa, com mil equipes formadas.

O Supernova é alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, ambos do Sebrae, e visa sensibilizar e capacitar estudantes para a ideação de negócios inovadores, com foco em soluções alinhadas às demandas sociais, tecnológicas e de mercado.

A parceria com o MEC vai permitir um grande passo para a nacionalização da iniciativa, a fim de que os jovens e adultos que fazem cursos técnicos ou de graduação sejam estimulados para a cultura empreendedora.

Conforme Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP, o programa se encaixa no trabalho que a instituição já vem realizando nas regiões de Campinas e Piracicaba, o que vai estimular cada vez mais a inovação entre os mais jovens.

“Nós temos aqui a combinação de ecossistemas já consolidados de startups com a forte presença de centros de pesquisa e universidades de ponta, como a Unicamp e a Esalq. Isso faz com que as regiões sejam celeiros de inovação, polos ideais para a formação e crescimento de negócios de ponta”, afirma.

Nos próximos três anos, o Programa Supernova prevê a participação de 1 milhão de estudantes e a ideação de 100 mil negócios que devem continuar recebendo suporte e orientação do Sebrae em programas voltados para aceleração de negócios.

Na edição 2025, será disponibilizado uma trilha de capacitação online que inclui conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVP, vendas, construção e apresentação de pitchs, além de mentorias.

Ao fim, as equipes entregarão um modelo de negócios e um vídeo pitch. Os melhores projetos de cada região do Brasil serão premiados com uma missão técnica nacional de até 5 dias para um hub de inovação e tecnologia, no primeiro semestre de 2026 com todas as despesas de viagem custeadas pelo Sebrae Nacional.

Como participar

As inscrições estão abertas e vão até 28 de setembro, por meio do site: https://cloud.cliente.sebrae.com.br/supernova. No link também estão disponíveis o regulamento e todas as informações sobre o programa.

Para participar, os estudantes inscritos devem compor equipes de duas a cinco pessoas, preferencialmente com orientação de um professor orientador.

A metodologia da trilha de capacitação está estruturada de forma a promover o protagonismo dos estudantes, articulando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, e integrando a formação acadêmica à prática empreendedora.

Artigos relacionados