Projeto é resultado de parceria entre Sebrae-SP, Prefeitura e Acia
O Programa Vitrine Digital em Americana teve sua palestra de encerramento da primeira fase neste mês de outubro. O projeto foi desenvolvido para comerciantes que possuem lojas físicas, com intuito de aumentar o faturamento com o uso de ferramentas digitais, e é uma parceria entre o Sebrae-SP, Prefeitura de Americana e Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia).
Foram cerca de 80 comerciantes ao todo que participaram de um ciclo de aulas com temas relacionados ao comércio digital, com objetivo de capacitar sobre vendas on-line e ajudá-los na utilização de ferramentas. Os temas abordados ao longo das aulas vão desde catálogo, atendimento, pagamento e entrega, até uso de ferramentas como WhatsApp, Instagram e Pix.
“Todos os encontros foram muito positivos. Nós conseguimos separar as turmas entre os iniciantes no digital e os que já usavam, então foi uma abordagem bastante direcionada. Ao longo dos encontros, mostramos aos participantes como criar metas semanais, acompanhar métricas do negócio e das ferramentas digitais, falamos sobre ter foco no essencial e criar uma mentalidade de experiência focada no cliente”, explica Silmara Regina de Souza, consultora de negócios do Sebrae-SP.
Segundo ela, foram trabalhadas três ferramentas principais ao longo do programa: Google perfil de empresa, Instagram e Whatsapp Business. “O intuito era que os comerciantes aprendessem sobre essas ferramentas e sobre estratégias que podem ser aplicadas com elas”, completa.
“Tivemos feedbacks muito bons dos comerciantes que participaram da capacitação do Vitrine Digital, o que mostra que estamos no caminho certo para ajudar nosso comércio de Americana a se fortalecer cada vez mais. Ter presença digital não é mais diferencial, é necessidade para qualquer comércio atual. Não pararemos por aqui, seguiremos trazendo novidades e capacitações nesse sentido para o comércio de Americana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
Vitrine Digital
As palestras do programa começaram em setembro, com um encontro inicial de sensibilização com o tema “Do físico ao digital: o que mudou no comércio e por que o físico não basta”. Na sequência, o grupo foi dividido em dois, os iniciantes e os que já atuavam de alguma forma no digital.
Para os iniciantes, as palestras seguintes foram: “Desvendando o comércio digital: como começar” e “Como atrair e converter clientes digitais”. Já para os já atuantes, os encontros abordaram “Escalando vendas digitais: como aumentar o faturamento com multicanais” e “Gerando oportunidades: como aumentar a visibilidade e atrair clientes digitais”. A palestra de encerramento falou sobre “Como continuar crescendo e se destacar no mercado digital”.
Com o término desta etapa, os comerciantes que participaram de todos os encontros vão receber consultorias presenciais personalizadas nos próprios estabelecimentos, com quatro horas de duração, para aplicação dos aprendizados adquiridos durante as capacitações. “Será o momento de colocar em prática tudo que foi aprendido, de forma personalizada e pensada para cada negócio e suas particularidades”, encerra Silmara.











