pollintech é mentorada pelo Sebrae-SP e apresentou solução durante o evento em Belém
A pollintech, startup piracicabana mentorada pelo Sebrae-SP e que trabalha com treinamento de abelhas para polinização, participou de um painel da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA). Considerado um dos eventos globais mais importantes sobre clima e sustentabilidade, a Conferência vai até 21 de novembro.
A startup de Piracicaba foi mentorada pelo programa Start Deeptech, do Sebrae-SP, que oferece uma pré-aceleração para startups científicas. “Durante esse processo de aceleração, fomos motivados a nos inscrever em um programa que chama InovaClima. E só soubemos porque, em uma mentoria do Start Deeptech, fomos incentivados a nos inscrever”, conta Marcela de Matos Barbosa, fundadora e pesquisadora da pollintech.
O InovaClima Brasil é uma iniciativa que une representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), universidades e ambientes de inovação de todas as regiões do Brasil. Foram mapeadas as 30 melhores soluções inovadoras de enfrentamento às mudanças climáticas e os quatro vencedores da edição 2025 apresentaram suas soluções na COP 30.
“Nós ficamos no estande da delegação do Amapá, que foi o parceiro da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, onde as soluções premiadas do InovaClima apresentaram suas ideias, e a pollintech foi uma delas. O painel foi na segunda-feira (10) e foi uma experiência que nos deu muita visibilidade, além de enorme satisfação pela oportunidade de apresentar nosso projeto ao mundo. O tema foi inovação sustentável, então várias pessoas mostraram suas pesquisas científicas ou startups. Ele ocorreu na Green Zone, espaço da COP onde se concentram as maiores discussões da sociedade civil para sustentabilidade frente às mudanças”, explica Marcela.
Conforme Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP e responsável pelo Sebrae for Startups na região de Piracicaba, a participação da startup no evento é motivo de orgulho e mostra como o ecossistema de inovação da região vem se fortalecendo cada vez mais.
“A presença da pollintech na COP 30 é a prova de que a inovação brasileira e, neste caso, o que vem sendo desenvolvido na região, tem um papel fundamental na agenda climática global. O Sebrae-SP tem como objetivo, por meio dos nossos diversos programas, apoiar, acelerar e conectar essas startups que desenvolvem tecnologias tão relevantes para o meio ambiente.”
Treinamento de abelhas

A tecnologia desenvolvida pela pollintech envolve moléculas sintéticas que replicam o aroma de flores agrícolas, como café, açaí e melão. Ao treinar abelhas com esses perfumes, a empresa potencializa e otimiza a atuação em campo, aumentando a polinização e, consequentemente, a produtividade das culturas.
“Apresentamos a nossa solução de treinamento das abelhas e como essa técnica pode ajudar a produção de alimentos. Dos dados obtidos com café, identificamos aumento em até 65% dos grãos quando polinizados por abelhas treinadas, em relação ao tratamento sem abelhas”, diz Marcela.
“É uma tecnologia que, para além do aumento da produtividade, pode ser aplicada também em contexto de áreas de restauração florestal com plantas nativas. Então você ajuda as abelhas a polinizarem as plantas nativas em áreas de restauração. Da mesma forma, existe um benefício ao apicultor que aluga suas colônias, pois com o treinamento elas coletam muito mais pólen, muito mais néctar, e o produtor tem mais mel e um mel monofloral”, complementa.
Além de Marcela, são também fundadores da pollintech os pesquisadores Maria Imaculada Zucchi e João Marcelo Robazzi Valente Aguiar.
Sebrae-SP na COP 30
A diretoria do Sebrae-SP também participa da programação da COP 30. O Diretor-Superintendente Nelson Hervey Costa faz a mediação do painel “Pequenas empresas, grande impacto nas políticas públicas”, na segunda-feira (17), às 16h. Já na quarta (19), às 16h, o Diretor Técnico Marco Vinholi participa do painel “Inovação Climática – Soluções sustentáveis para um futuro carbono zero”.
Além disso, empreendedores paulistas estão na Loja Colaborativa da Green Zone, com objetivo de mostrar como é possível unir sustentabilidade e empreendedorismo.













