segunda-feira , 2 fevereiro 2026
Lar Tempo Real Canetas emagrecedoras reduzem a resistência física e mudam a forma de curtir o Carnaval em 2026
Tempo Real

Canetas emagrecedoras reduzem a resistência física e mudam a forma de curtir o Carnaval em 2026

caneta
Foto: Divulgação / Imagem criada por Inteligência Artificial

Médico Gabriel Almeida orienta sobre hidratação, alimentação e limites físicos para quem usa canetas emagrecedoras durante a folia

O Carnaval de 2026 marca a primeira edição da maior festa popular do país após a ampla disseminação das chamadas canetas emagrecedoras no Brasil. O uso desses medicamentos alterou o perfil corporal de parte significativa da população e trouxe novos desafios para quem pretende enfrentar longos períodos de calor, esforço físico intenso e poucas pausas para descanso durante a folia.

Segundo o médico Gabriel Almeida (CRM-SP 180956 | RQE 121513), especialista em emagrecimento e saúde metabólica, o emagrecimento acelerado provocado por essas medicações pode impactar diretamente a resistência física. De acordo com ele, a redução rápida de gordura corporal tende a diminuir as reservas energéticas, o que pode levar à sensação de cansaço mais precoce em atividades prolongadas, como blocos de rua, ensaios e desfiles.

“O corpo passa por um processo de adaptação depois da perda de peso acelerada. É um corpo mais magro, com menos volume e ainda em reorganização. Isso exige atenção maior à hidratação, à alimentação e à recuperação física”, explica o especialista.

Durante o Carnaval, fatores como calor intenso, desidratação, consumo de álcool, noites mal dormidas e alimentação irregular costumam se somar. Para quem utiliza ou utilizou canetas emagrecedoras, esse conjunto pode intensificar sintomas como fadiga, tontura, queda de rendimento e indisposição.

Para reduzir riscos e aproveitar a festa com mais equilíbrio, Gabriel Almeida orienta manter hidratação constante ao longo do dia, priorizar refeições leves e fracionadas, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e respeitar os sinais do próprio corpo. “Não é sobre deixar de aproveitar o Carnaval, mas sobre entender os limites desse corpo que passou por uma mudança metabólica importante”, afirma.

Neste primeiro Carnaval após a popularização das canetas emagrecedoras, especialistas alertam que o cuidado com o corpo passa a fazer parte da própria experiência da folia, especialmente para quem passou por emagrecimento acelerado e ainda está em fase de adaptação.

Sobre o especialista

Gabriel Almeida (CREMESP 180956 | RQE 121513), é médico cirurgião-geral com mais de 15 anos de experiência, com ênfase em emagrecimento, qualidade de vida e protocolos avançados de tratamento da obesidade. Diretor Técnico do Núcleo GA, também atua como escritor e palestrante, compartilhando conhecimento científico e clínico com profissionais da saúde para ampliar o cuidado seguro e individualizado aos pacientes. O médico aborda de forma humanizada e baseada em evidências temas relacionados à perda de peso e bem-estar integral, buscando promover mudanças positivas nos estilos de vida.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Goiás é o quinto estado com menos assassinatos no país em 2025

Estado registra 11,27 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, de acordo...

Conheça o laboratório que impulsiona a fruticultura paulista

Recém-reformado, Laboratório de Micropropagação da CATI produz até 120 mil mudas matrizes...

 Mercado imobiliário de Sorocaba desponta e cidade entra no radar nacional de investimentos 

O mercado imobiliário de Sorocaba tem mostrado dinamismo considerável nos últimos meses....

Morre Paiva Netto, líder da LBV e um dos maiores expoentes do humanismo espiritual no Brasil

O Brasil perdeu, nesta terça-feira (7), um de seus maiores líderes humanitários...