Um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou que apenas 49 municípios do estado tiveram as finanças aprovadas sem qualquer alerta ou apontamento de irregularidade nos primeiros quatro meses de 2025. Entre eles estão Americana e Holambra, dois importantes municípios da Região Metropolitana de Campinas. Já Santa Bárbara d’Oeste não aparece entre os destaques da lista.
De acordo com o TCE-SP, as demais 595 cidades fiscalizadas (excluindo a capital) receberam alertas que indicam possíveis falhas na gestão orçamentária, como arrecadação abaixo do esperado, gastos excessivos ou desequilíbrios que, se não corrigidos, podem resultar na reprovação das contas ao final do exercício fiscal.
A situação de Americana, que é governada por Chico Sardelli (PL), e de Holambra, comandada por Fernando Capato (PSD), mostra um cenário de equilíbrio fiscal e eficiência administrativa, o que reforça a credibilidade dos municípios diante de órgãos estaduais e federais para captação de recursos e investimentos.
Já Santa Bárbara d’Oeste, administrada por Rafael Piovezan (PL), figura entre as cidades que receberam ao menos um alerta do Tribunal, o que exige atenção redobrada por parte da administração municipal para corrigir eventuais inconsistências na aplicação dos recursos públicos.

Destaque estadual: Itaquaquecetuba
Além dos municípios da RMC, chama atenção o desempenho de Itaquaquecetuba, no Alto Tietê. Com quase meio milhão de habitantes, o município foi o único da sua região a não receber alertas. O prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL), reeleito com 92,9% dos votos válidos em 2024, destacou o comprometimento da sua gestão com o uso correto do dinheiro público. “A gestão fiscal, por aqui, é rigorosa e concede credibilidade ao município para buscar crédito e conquistar mais recursos nos governos estadual e federal”, afirmou.
A lista completa dos 49 municípios que não receberam alertas pode ser consultada na plataforma Visor, do Tribunal de Contas, pelo link:
🔗 https://painel.tce.sp.gov.br