Lar Últimas notícias Após orientação jurídica do Pró-Vítima, MP-RJ denuncia ex-jogador do Vasco por violência psicológica contra ex-companheira
Últimas notícias

Após orientação jurídica do Pró-Vítima, MP-RJ denuncia ex-jogador do Vasco por violência psicológica contra ex-companheira

Por meio do “Defenda-se”, projeto que presta acolhimento jurídico gratuito a vítimas, Larissa Ferrari conseguiu reverter arquivamento de inquérito policial contra o atleta francês Dimitri Payet; homem deve prestar contas à Justiça

Após orientação jurídica do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) à Larissa Ferrari, os advogados da mulher conseguiram com que o Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro denunciasse o francês Dimitri Payet, de 37 anos. Pesa ao jogador de futebol a acusação de violência psicológica contra a ex-companheira, com quem manteve relacionamento extraconjugal, de setembro de 2024 a março deste ano.

Por meio do “Defenda-se”, projeto do Pró-Vítima e do Instituto “Paulo Kobayashi” que presta acolhimento jurídico gratuito a vítimas, a defesa de Larissa reverteu o arquivamento do inquérito policial contra o atleta.

Após seis meses de relacionamento, Larissa, que também é advogada, registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra Payet. A mulher alega que o francês a agrediu fisicamente, sexualmente e psicologicamente.

Com a nova denúncia do MP-RJ, o jogador de futebol, que teve seu vínculo com o Vasco da Gama rescindido duas semanas atrás, deverá prestar contas à Justiça.

O francês é casado há 18 anos com Ludivine Payet, com quem teve quatro filhos. A relação que mantinha com Larissa, que tem mais de 37 mil seguidores no Instagram, era extraconjugal. A advogada é natural de Santa Catarina, mas mora, atualmente, no Rio de Janeiro, onde o processo corre.

De acordo com a presidente do Pró-Vítima, a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, a reviravolta no caso da advogada representa, mesmo que sútil, “importante avanço no acolhimento e na proteção de mulheres no Brasil”:

“Tomamos conhecimento do caso, que, praticamente, seguia para o arquivamento, e colaboramos com a defesa da Larissa (Ferrari). A equipe técnica do projeto ‘Defenda-se’ apresentou sugestões e orientamos a vítima quanto possíveis caminhos a serem tomados, evidenciando as constantes ações que configuraram violência psicológica”.

Segundo Ana Carolina Freitas Osório, advogada do “Defenda-se” que atendeu Larissa, a expectativa é que, agora, a Justiça seja feita:

“Esperamos que, com a ação do MP do Rio de Janeiro, a Justiça reconheça os danos sofridos pela vítima (Larissa), durante um relacionamento indiscutivelmente abusivo e violento”, analisa.

De acordo com a denúncia apresentada pela promotora de Justiça (MP-RJ) Valéria Videira Costa, da 7ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Payet, agindo de forma livre, consciente e voluntária, no propósito de prejudicar e de afetar emocionalmente Larissa, causou à mulher danos psicológicos e emocionais, lançando mão de atitudes e de expressões injuriosas e degradantes.

O jogador também teria humilhado, manipulado e ridicularizado a ex-companheira:

“A vítima, por várias oportunidades, apresentou crises de ansiedade, acompanhadas de evidentes demonstrações de desequilíbrio emocional, oportunidade em que o denunciado, de forma maliciosa e manipuladora, provocava Larissa, levando-a surtos. Isso contribuiu para que a ex-companheira sucumbisse à depressão”, informa trecho da denúncia.

Às autoridades, o jogador confirmou o caso extra-conjugal com a advogada, que juntou aos autos fotografias suas com hematomas nas pernas – resultado, segundo ela, de agressões que sofreu por parte de Payet.

Para Larissa, a nova denúncia do MP-RJ, após a intervenção do Pró-Vítima, representa “esperança”:

“Quando li a decisão anterior que pedia o arquivamento, me senti vítima duas vezes. Agora, tenho muito mais fé do que medo. Agradeço ao (Instituto) Pró-Vítima, por toda assistência e a todos que me acolheram neste momento tão difícil da minha vida”.

Artigos relacionados

Vereadores de Amparo homenageiam Breno Nobre por suas artes urbanas e tatuagens

Proposta pelo presidente da Câmara de Amparo, vereador Fernando Garcia (MDB), a...

Região metropolitana de Campinas registra 57.443 admissões em abril, segundo Caged

Levantamento aponta 80.778 admissões na modalidade de trabalho temporário em todo o...