segunda-feira , 24 novembro 2025
Lar Variedades Black Friday de sucesso: especialista do Sebrae-SP dá dicas para pequenos negócios venderem mais
Variedades

Black Friday de sucesso: especialista do Sebrae-SP dá dicas para pequenos negócios venderem mais

Lifestyle shopping concept, Young happy asian woman with dress choosing cloth in shop store in shopping street at evening, vintage style

Empresários da região se preparam para uma das datas mais importantes para comércio e serviços

A Black Friday se tornou na última década uma das datas mais importantes para os empreendedores brasileiros, e traz uma oportunidade para que os negócios impulsionem as vendas antes do final do ano. Na região de Piracicaba 73,5% das empresas formais atuam com comércio ou serviços, que são os setores que mais podem aproveitar a data para faturar mais. Este ano, a data cai em 28 de novembro.

Conforme a consultora de negócios do Sebrae-SP em Piracicaba, Silmara Regina de Souza, a Black Friday é uma oportunidade especialmente para essas empresas de comércio e serviços movimentarem seus caixas, aumentarem o fluxo de clientes, acelerarem o estoque e divulgarem seus negócios. A data também pode funcionar como uma “porta de entrada” para atrair novos clientes.

“A Black Friday é importante porque ela permite antecipar o caixa antes do final do ano. Em muitos pequenos negócios, especialmente no comércio e nos serviços, o fim de novembro costuma ser um período de transição: os custos com 13º salário, estoque de Natal e despesas extras aumentam. Por isso, planejar bem a Black Friday ajuda a gerar receita antecipada e garantir fôlego financeiro para as próximas semanas, bem como para o início do ano seguinte”, explica Silmara.

Planejamento é a chave

Silmara explica que é essencial que os empreendedores que estão considerando aderir aos descontos na data se programem com antecedência para conhecer as margens de lucro. “É necessário calcular custos e margens antes de baixar os preços. Além disso, uma alternativa é focar em produtos com maior margem, ou itens parados no estoque. Até kits que aumentem o ticket médio”, argumenta.

Descontos reais

A consultora acrescenta que é essencial que os descontos sejam reais: “A gente precisa lembrar que o cliente espera a Black Friday para obter preços melhores. Então, descontos significativos e reais são o pilar dessa data. Mas os negócios podem também investir em ações como frete grátis, no caso de vendas online, combos e kits, cupons de desconto progressivos e até mesmo condições de pagamento facilitadas.”

“É essencial que o empreendedor não perca a essência da data: o desconto deve existir, mas precisa ser planejado com inteligência”, completa.

Tecnologia como aliada

Silmara também reforça que as tecnologias podem ser aliadas dos empreendedores nessa e em outras datas comemorativas. “Os empreendedores podem, por exemplo, usar o WhatsApp Business para cadastrar catálogo de produtos, enviar listas VIP e automatizar respostas rápidas para agilizar o atendimento na Black Friday”, diz.

A IA também pode ajudar: “Os empreendedores conseguem usar a inteligência artificial para gerar ideias de promoções, descrições de produtos e mensagens personalizadas para aumentar o impacto das ações. Até para ajudar a fazer o planejamento”, afirma. Outra dica é usar as redes sociais com botão de compra, que facilitam a conversão sem o cliente sair da plataforma, completa Silmara.

Além do comércio e serviços

Silmara explica que empresários de todos os setores podem aproveitar a Black Friday, embora seja mais comum no comércio e serviços. “Por exemplo, uma construtora pode criar uma oferta de imóveis, uma indústria, dependendo do tipo, pode queimar estoque de máquinas paradas ou fazer descontos para distribuidores”, exemplifica.

Preparativos

Para a proprietária do Centro Integrado de Saúde Estética – Dra. Tatiana Neves, em São Pedro, a Black Friday começou bem antes do dia em si. Ela trabalha com procedimentos estéticos e tratamentos de bem-estar e, ao longo de todo mês de novembro, preparou ações promocionais e pacotes. “Toda semana temos dois ou três pacotes em condições especiais. Por exemplo, tivemos limpeza de pele e reflexologia podal. Teremos também escalda-pés com massagem relaxante”, exemplifica.

Além da Black Friday, Tatiana está inaugurando o espaço novo e decidiu juntar a comemoração e as promoções. “Todo ano eu faço a Black Friday. Geralmente, no dia mesmo, eu faço um Botox Day, que é o “queridinho” do espaço, é o que todo mundo quer fazer e ama. Então preparamos dois dias desse procedimento com condições especiais.”

“A expectativa de todo empresário, de todo empreendedor, é vender mais, atrair mais clientes. Mas, além disso, eu quero oferecer e proporcionar para algumas pessoas que talvez não tenham condições de fazer certos procedimentos com o valor cheio, em especial o botox, a oportunidade de fazer com um valor mais acessível”, completa.

Joice dos Santos Bruno e Luccas Henrique Bruno, proprietários da For Groomer, de Piracicaba, vão aderir à Black Friday pela primeira vez este ano. A empresa é uma distribuidora do segmento pet, que trabalha com produtos, equipamentos e soluções para profissionais de banho e tosa, pet shops e clínicas veterinárias. O casal vai investir em ações promocionais em diversas frentes, como descontos progressivos, combos, ofertas relâmpagos, brindes, “esquenta” Black Friday, frete grátis e kits personalizados.

“Teremos combos de produtos com desconto maior do que se comprados separadamente, também vamos incentivar o aumento do ticket médio com descontos progressivos, o que é ideal para profissionais de banho e tosa que fazem reposições grandes de produtos. Vamos ter brindes, o que agrega valor emocional e fideliza o cliente, além do frete grátis acima de um valor mínimo ou para determinadas regiões”, conta Joice.

O planejamento começou no final de outubro, depois de passarem por uma capacitação de marketing do Sebrae-SP em parceria com o Sicoob Credinter, e eles conseguiram programar uma série de iniciativas para novembro para impulsionar os ganhos do mês. “Esperamos vender pelo menos o dobro do faturamento dos outros meses”, explica.

O Sebrae-SP está à disposição para orientar e auxiliar micro e pequenas empresas, com pontos de atendimento presencial em quase todas as cidades do estado. Em Piracicaba, o escritório regional fica na Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende. A região conta com outros 19 pontos de atendimento. Confira os endereços e telefones: https://agenda.sebraesp.com.br/piracicaba/fale-com-o-sebrae.