quarta-feira , 3 setembro 2025
Lar Política Câmara de Amparo aprova moções de aplausos ao Lar dos Velhos, ao Colégio Villa Lobos e de apoio ao SUAS
Política

Câmara de Amparo aprova moções de aplausos ao Lar dos Velhos, ao Colégio Villa Lobos e de apoio ao SUAS

Durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Amparo, realizada dia 18 de agosto, os vereadores aprovaram três moções que destacaram instituições e reforçaram a importância do financiamento de políticas públicas voltadas à assistência social.

LAR DOS VELHOS CELEBRA 120 ANOS

A Moção nº 34/2025, de autoria da vereadora Rosa Montini (União), homenageou o Lar dos Velhos de Amparo, que completou 120 anos de fundação. Criado em 1905 como Asilo de Mendigos, o espaço se consolidou como referência no acolhimento e cuidado de idosos, oferecendo atualmente assistência a cerca de 80 pessoas, com o apoio de 65 funcionários e voluntários. “É o nosso compromisso com a sociedade, pelo relevante serviço prestado a nossos idosos. Só quem vai até lá percebe o carinho e o respeito com que eles são tratados”, afirmou a vereadora, que também participa de ações sociais na entidade.

Outros parlamentares também ressaltaram a relevância da entidade. O vereador Rafael Mendes (PT)  destacou a necessidade de mais recursos: “São 120 anos cuidando de pessoas que cuidaram de outras. Precisamos defender um orçamento compatível com as reais necessidades das entidades de assistência e saúde”.

Diogo Canina (PT) falou da motivação em visitar o Lar dos Velhos. “São pessoas que contribuíram para nossa sociedade. E ver o trabalho que fazem por eles é motivador, emocionante. Temos muito o que fazer pela entidade, como transformar o CNAE da instituição para poderem receber a emenda parlamentar da saúde”, acrescentou.

E o vereador Farlin Conrado (MDB) citou os trabalhos de ressocialização dos que passam pelo asilo. “Enquanto guarda municipal, fazemos visitas para um projeto com jovens e a cada visita é uma nova reflexão”, concluiu.

COLÉGIO VILLA LOBOS É DESTAQUE EM OLIMPÍADA NACIONAL

A Moção nº 35/2025, apresentada pelo vereador Rafael Mendes (PT), reconheceu o desempenho do Colégio Villa Lobos na 3ª fase nacional da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) 2025, realizada no Rio de Janeiro. “Quero fazer um destaque especial aos alunos Manuela Dias, Pedro Areias, Júlia Brolesi, Pietro Basaglia, Davih Shimizu, Guilherme Volpatto e Heitor Pascuci, sob a orientação dos professores Yasmin Shimizu e Ricardo Matos, pelas conquistas alcançadas. Sabemos das dificuldades, mesmo de alunos da rede privada, de estarem em outras cidades, outros estados, podendo testar conhecimento e vivenciarem outras experiências. Por isso temos que evidenciar o talento, a dedicação e a responsabilidade dos estudantes”, discursou o autor, mencionando que, como resultados inéditos, os alunos conquistaram a medalha de prata no Quiz de Ciências (Júlia e Pedro) e medalha de bronze no Desafio de Barcos (Manuela e Pietro). “Eles já somam 81 medalhas na OBS. É um resultado que projeta o nome do município nacionalmente e mostra a dedicação de alunos e professores”, destacou Rafael.

APOIO AO FINANCIAMENTO DO SUAS

A terceira moção aprovada, nº 36/2025, também proposta pelo vereador Rafael Mendes (PT), manifestou apoio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 383/2017, que estabelece a destinação mínima de recursos da União, Estados e Municípios para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta prevê que a União destine ao menos 1% da receita corrente líquida ao financiamento da assistência social, fortalecendo a rede de serviços e entidades que atuam no setor.

“Considerando que Amparo tem cerca de 20% das famílias cadastradas no CadÚnico e dependem de programas sociais e conta com com uma rede privada composta por 16 entidades que compõem o SUAS no município, manifesto apoio à aprovação da PEC, conclamando os deputados e senadores do Congresso Nacional a votarem favoravelmente à sua tramitação e aprovação, por entender que tal medida é indispensável ao fortalecimento do pacto federativo, à efetividade da política de assistência social e à promoção da dignidade da pessoa humana”, justificou o autor.  

Assista à sessão AQUI.

Artigos relacionados

Deputada Ana Perugini garante mais R$ 3 milhões para a saúde de Hortolândia

Recursos repassados por meio de emenda parlamentar serão usados no custeio da...

‘Movimento SP Por Todas’ tem atividades em Amparo

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo de São Paulo...

Vereadores de Amparo ouvem moradores do Loteamento Planalto da Serra

Integrantes da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal,...

Paulo Serra se consolida como opção de Centro e chega a 7,8% para Governo de SP em nova pesquisa da Paraná

Em alguns cenários, ex-prefeito de Santo André-SP ultrapassa nomes como Rodrigo Manga...