Na última segunda-feira, dia 13, os vereadores de Amparo aprovaram o Projeto de Lei nº 60/2025, que institui o Dia do Gari no município de Amparo, com celebração no dia 16 de maio.
Na justificativa do autor, o vereador Carlos Fantini (PL), essa homenagem já acontece no âmbito nacional e, institucionalizá-la no município, é um ato de reconhecimento e valorização dos profissionais. “Manter nossa cidade limpa e conservada é uma tarefa essencial para o bem-estar da população e para a garantia da saúde pública. Vai muito além da coleta e destinação adequada do lixo. É uma proteção para toda a sociedade”, iniciou o vereador. Na sequência, destacou que estes profissionais não recebem a visibilidade e o reconhecimento que merecem. “Fazem com amor por nossa cidade. Assim, a criação de uma data oficial tem caráter simbólico e pedagógico, reforçando a importância destes trabalhadores e estimulando a conscientização coletiva quanto ao respeito e à valorização da atividade”, disse.
Os demais vereadores parabenizaram a iniciativa e declararam: “o PL é uma maneira de dar atenção para estes profissionais essenciais ao funcionamento de nossa cidade e também combater preconceitos em nossa sociedade”, afirmou o vereador Rafael Mendes (PT). “Um dia sem passar o lixeiro na nossa rua reflete a importância desse profissional. E, mais importante, o PL nos lembra que temos que lutar para melhorar o quanto eles recebem e repensar sobre o lixo no século XXI, que precisamos sofisticar o tratamento do lixo, dos recicláveis”, acrescentou Diogo Canina (PT). “Importante é a população conscientizar e separar o lixo, não misturar o vidro e ter esse cuidado com o gari. É a parcela da população que tem que ser cumprida”, disse Rosa Montini (União). “Estou sempre com eles na empresa Forty, merecem a homenagem. Parabéns pela proposta”, finalizou Antônio César Mineiro (MDB).
Assista à sessão AQUI.