Lar Últimas notícias Cine Infância: projeto de cineclube infantil itinerante volta a percorrer escolas públicas de Campinas
Últimas notícias

Cine Infância: projeto de cineclube infantil itinerante volta a percorrer escolas públicas de Campinas

cine infancia
Foto: Danilo Dias de Freitas

Pensado especialmente para o público infantil, o projeto de cineclube itinerante Cine Infância está de volta para uma nova circulação em Campinas. Com patrocínio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024/2025), a nova edição prevê a exibição de curtas-metragens nacionais em oito escolas públicas e entidades da cidade, sempre com duas sessões em cada local.

Ainda neste ano, ocorrem as duas primeiras atividades. A primeira é no dia 26 de novembro, na EMEF Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia, com exibições para alunos na faixa etária de 08 e 09 anos. O filme escolhido é “Aurora, a rua que queria ser um rio”, animação paulista da diretora Radhi Meron. Na história, Aurora é uma rua triste e solitária de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela revisita seu passado, imagina o futuro e questiona se uma rua pode morrer. Depois do filme, as crianças serão convidadas a retratar a cidade e o rio à sua maneira, com aquarela e massinha.

No dia 1º de dezembro, o Cine Infância passa pela Associação Evangélica Assistencial AEA, com mais duas sessões, para crianças de até 05 anos. O filme exibido será a animação mineira “Ilha do Lixo”, de Elisa Guimarães, que acompanha Janaína e seu pai, Alfredo, presos num congestionamento causado por uma enchente. Em meio à espera, a menina joga uma garrafa plástica pela janela, iniciando um percurso que atravessa esgoto, bacias de água doce e comunidades ribeirinhas até chegar ao mar, onde o objeto se junta às grandes ilhas de plástico que se acumulam no oceano. Após a exibição haverá uma atividade de criação de brinquedos com sucata.

“O objetivo do projeto é contribuir para formação de público, estimular o pensamento crítico sobre as temáticas das obras e a interação entre as crianças.”, explica a produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, idealizadora e curadora do Cine Infância. Além do cuidado na seleção dos filmes, o Cine Infância também busca exaltar o protagonismo da criança na educação. Toda sessão envolve, além da exibição do filme, um momento de bate-papo e realização de atividades artístico-culturais com os estudantes. “Tudo é feito de forma lúdica, descontraída, planejada especialmente para o público infantil e coordenada antecipadamente com cada escola”, completa Fernanda.

As atividades desenvolvidas após as exibições têm o embasamento da Abordagem Triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, professora, arte-educadora e pesquisadora brasileira que desempenhou papel fundamental no crescimento da arte-educação no país. “A partir da tríade leitura- contextualização- fazer, que é a base da abordagem proposta por Ana Mae Barbosa, as crianças experimentam de maneira protagonizada a relação com o filme, através das atividades práticas propostas”, afirma Pâmela Raizia, pedagoga voluntária no projeto, arte-educadora, artista, poetisa e mestra em Artes da Cena.

Desde 2014, por lei, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório, reforçando o papel do cinema como ferramenta educativa. “Outro objetivo desta edição do Cine Infância é priorizar escolas públicas onde há pouca opção de atividades culturais. Dessa forma, cumpre-se a lei e proporciona-se aos alunos a oportunidade de conhecer mais sobre o cinema nacional, pensar e trabalhar com ele”, diz Fernanda.

A edição de 2025-2026 do Cine Infância apresenta filmes que exploram diferentes questões sociais, culturais, históricas e etnográficas. O catálogo inclui obras de animação e ficção dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

Saiba Mais

O Cine Infância é um projeto realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024/2025).

O projeto de cineclube infantil itinerante já havia sido selecionado FICC Campinas em outras edições, e foi contemplado também pelos editais da Lei Paulo Gustavo, de Campinas e do Governo do Estado de São Paulo. Desde 2023, quando circulou pela primeira vez, impactou diretamente quase três mil crianças de escolas públicas de Campinas e de cidades da região.

A iniciativa conta com apoio do Jaguary Hotel Sumaré e da Metrô Filmes, que desde 2017 produz filmes de ficção e documentários com foco em temáticas sociais e políticas.

A concepção do Cine Infância é de Fernanda Teodoro Viana, produtora responsável pelas sessões do projeto. Fernanda é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ) e Cinema (UFSC) e pós-graduada em Literatura Inglesa e Americana (UERJ) e em Direito do Entretenimento (UERJ). É diretora, produtora audiovisual e curadora, além de trabalhar com mostras e festivais de cinema, cineclubes, distribuição e licenciamento independentes.

Para acompanhar as novidades:

Cine Infância – Projeto de Cineclube Infantil Itinerante

Projeto realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2024/2025.

APOIO: Metrô Filmes e Jaguary Hotel Sumaré

Mais informações: https://www.instagram.com/cineinfancia/

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Vai viajar com criança nas férias? Pediatra recomenda 6 cuidados essenciais

Pediatra recomenda 6 cuidados essenciais para garantir uma viagem prazerosa com os...

Brasília supera São Paulo e assume o topo das vendas de eletrificados em novembro

Veículos plug-in chegam a 80% das vendas do segmento Pela primeira vez...

Bate e Volta do Trem da República tem três datas em dezembro

O pacote inclui transfer rodoviário saindo de São Paulo e Jundiaí, tour...

Expresso Noel chega às estações do Trem da República em Itu e Salto

O Natal chega de forma especial ao Trem da República em Itu...