Lar Política Delegado Sandro Montanari recebe homenagem do Legislativo Amparense e anuncia atendimento à mulher
Política

Delegado Sandro Montanari recebe homenagem do Legislativo Amparense e anuncia atendimento à mulher

“Do nosso acervo, 50% dos inquéritos policiais são voltados à questão da violência doméstica”, diz ele

O delegado seccional da Polícia Civil de Bragança Paulista, Sandro Montanari Ramos de Vasconcellos, foi homenageado pela vereadora Karim Oliveira (MDB), por meio da Moção nº 51/2025, aprovada na noite de 3 de novembro na Câmara Municipal de Amparo.

Responsável pela coordenação e supervisão em 16 municípios da região, Sandro é o delegado regional que responde pelo município de Amparo. “Sua dedicação e compromisso com a justiça devem ser enaltecidos. Ele atua tanto na gestão administrativa quanto operacional, promovendo a articulação institucional no combate à criminalidade”, afirmou Karim.

Formado em direito pela Universidade São Francisco, o homenageado é pós-graduado em direito constitucional e tem especialização em polícia judiciária e sistema de justiça criminal. Tem atuações de destaque no Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Seccional de Guarulhos (2007–2009); encarregado do Setor de Investigações Gerais e Diretor da Cadeia Pública de Paulínia (2009–2011); delegado titular da DIG e DISE de Bragança Paulista (2011–2015); titular da Central de Polícia Judiciária e coordenador do Plantão Central e Corregedor da Delegacia Seccional de Bragança Paulista (2015–2022). “A presença de Vossa Excelência neste plenário reforça os laços institucionais baseados no respeito mútuo, na cooperação e no compromisso com o bem comum”, discursou a vereadora.

Em suas palavras, além de agradecer pela honraria, Sandro pôde apresentar dados sobre o município de Amparo, justificar o atendimento contínuo na delegacia e anunciar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. “Estou me sentindo em casa, acreditem! Obrigado!”, iniciou ele. Em seguida, disse que a região bragantina é tida como uma das dez mais seguras do país. “E eu explico isso porque, mesmo a poucos quilômetros de São Paulo, conseguimos usar nosso celular, fazer filminhos, tirar o capacete e deixar no guidom da moto, sem qualquer tipo de ameaça. De 2022 para cá, tivemos uma redução de 48% dos casos de roubo e 39% nos furtos de veículos”, argumentou.

Estavam presentes na sessão o delegado titular de Amparo, Walter Pires; o policial civil Cleiton Santos e o vereador de Tuiuti, Antônio Alves.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Na abordagem sobre violência doméstica, o delegado foi enfático em dizer que é uma grande preocupação social. “Do nosso acervo, 50% dos inquéritos policiais instaurados na região Bragantina, inclusive Amparo, são voltados à questão da violência doméstica. E esse é um tipo de crime que pega qualquer classe social, qualquer grau de escolaridade, em qualquer bairro. Por isso, peço aos senhores, à sociedade civil e à administração pública em geral, que tenham olhos mais firmes, porque isso sim, é o nosso problema”.

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Com a recente realização de uma audiência pública para tratar sobre moradores em situação de rua em Amparo, o assunto foi citado por vereadores e comentado pelo delegado seccional. “É um problema, mas é mais assistencial do que propriamente policial. Quando se fala em morador de rua, não pense que é o “noia”, porque o traficante não vende para o morador de rua. O traficante não quer correr risco. Os moradores de rua, muitas vezes, são os furtadores em troca de uma garrafinha de corote. Temos que saber quem são os grandes receptadores dos furtos”, avaliou.

Como alerta, o delegado disse que, em Bragança Paulista, uma quadrilha foi presa por atrair os moradores de rua para tirar o CPF, montar a empresa e causar um dano à sociedade através de empréstimos e compras.

DELEGACIA EM AMPARO

Sandro falou também que foi cobrado para disponibilizar atendimento 24 horas na Delegacia de Amparo. “O prefeito Carlos Alberto me pediu e tentei ajudar, mas nós tínhamos um déficit muito grande de policiais. Era uma coisa complicada e dependíamos muito da Prefeitura”, afirmou.

Segundo ele, dez policiais civis foram direcionados para atender o município em novembro de 2024, o que ainda não é o suficiente. “Eu lutei muito e consegui esse efetivo que significa, pelo menos, duas delegacias. Hoje, se a pessoa for à delegacia, ela vai ser atendida sim. Mas ainda não é o suficiente e as prisões em flagrante são levadas para Serra Negra, onde o plantão é regionalizado”, informa. 

DELEGACIA DA MULHER

Ao finalizar seu discurso, o delegado homenageado anunciou uma conquista para o município de Amparo. “Não foi dada a publicidade adequada, mas há mais ou menos um mês temos uma Delegacia da Mulher 24 horas. O atendimento é online, de domingo a domingo, onde a mulher, ou a pessoa que se identifique com o gênero feminino, pode procurar a delegacia. Ela vai entrar numa sala destinada a ela, diferente do plantão policial normal, e acessar um link com policiais mulheres que vão tomar todas as providências, inclusive judiciais”, concluiu.

Artigos relacionados

Vereadores aprovam títulos de Cidadã Amparense e Benemérita para Ariane Lopes Roza

Especialista em saúde mental e emocional materna, Ariane Andreo Lopes Roza esteve...

Hilca Aguilar receberá título de Cidadã Amparense e José Carlos de Melo, o de Benemérito

Os vereadores de Amparo aprovaram na noite de 27 de outubro homenagens...

Seis duplas estão classificadas para a final da 1ª Olimpíada da Cidadania de Amparo

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Amparo vai realizar, no...

Programa que arrecada e distribui medicamentos é aprovado pelos vereadores de Amparo

O programa denominado Farmácia Solidária, que tem como proposta a arrecadação gratuita...