quinta-feira , 16 outubro 2025
Lar Política Moção de Aplausos para Toninho do Judô e veterinários da Patas e Bicos
Política

Moção de Aplausos para Toninho do Judô e veterinários da Patas e Bicos

Durante a 29ª sessão ordinária da Câmara de Amparo, dia 13 de outubro, foram homenageados o professor Antônio da Silva, conhecido como Toninho do Judô, e os veterinários Rafael Caleffi e Bárbara Beira, da clínica veterinária Patas e Bicos.

Toninho foi lembrado pela vereadora Rosa Montini (União), que apresentou a Moção nº 45/2025 para registrar seus aplausos, extensivos ao professor Antonio de Souza Neto, pelo trabalho desenvolvido frente à Associação Amparense de Judô e Defesa Pessoal. “A dedicação, o compromisso e extraordinária contribuição ao esporte e à formação cidadã em nossa cidade devem ser exaltados. A Associação existe há mais de 50 anos, sempre sob a liderança do Toninho, com o incansável apoio técnico e administrativo do professor Neto. O meu filho foi aluno dele, onde aprendeu muito sobre disciplina”, resumiu Rosinha.

Atualmente instalada na rua Constâncio Cintra nº 744, a Associação está há cerca de três décadas atuando de forma independente, mantendo o compromisso social com aulas de judô e defesa pessoal gratuitas, sustentando suas atividades com colaborações de pequenas empresas e do esforço voluntário de seus professores e dirigentes. A entidade é registrada junto à Federação Paulista de Judô, estando apta a participar de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, representando com destaque o nome de Amparo. Toninho, hoje com 78 anos, destacou-se também como maratonista, ciclista e nadador, representando Amparo em inúmeras competições. “Por essa trajetória exemplar, já foi agraciado com o Título de Cidadão Amparense”, completou a vereadora.

Já os médicos veterinários Rafael Caleffi Frare e Bárbara Beira Frare foram os citados pelo vereador Diogo Canina (PT) para representar todos os profissionais de Amparo, em especial, os que realizam serviços voluntários. “Por meio da clínica Patas & Bicos, eles vêm oferecendo atendimentos gratuitos a uma imensa variedade de espécies entre lobos-guarás, jaguatiricas, tucanos, gaviões e muitos outros. São mais de 20 anos e este é um reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à fauna silvestre e não silvestre, de forma silenciosa e sem apoio público”, diz o texto da Moção nº 46/2025

Em sua justificativa, Diogo declarou que, recentemente, foi anunciado pela administração municipal o convênio entre a Prefeitura e a Associação Mata Ciliar, entidade reconhecida pelo trabalho de resgate e reabilitação de fauna silvestre. “Essa conquista representa um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do município. Entretanto, é imprescindível registrar o reconhecimento aos profissionais que sustentaram esse trabalho ao longo de todos esses anos, trazendo alívio ao sofrimento animal, o retorno deles ao seu habitat natural, conservando a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas locais”, argumentou o vereador.

Assista à sessão AQUI

Artigos relacionados

Com projetos urgentes de melhorias, APAE Amparo pede apoio dos vereadores

Outras entidades também pedem ajuda no repasse de recursos Em uma reunião...

Pai e filho, Francisco e Murillo Cimino, terão nomes eternizados em Amparo

Os vereadores de Amparo aprovaram, na sessão do dia 13 de outubro,...

Câmara de Amparo aprova PL que cria Dia do Gari

Na última segunda-feira, dia 13, os vereadores de Amparo aprovaram o Projeto...

Djair Batata e José Benedicto de Oliveira serão agraciados com honrarias amparenses

Os vereadores de Amparo aprovaram a concessão do Título de Cidadão Amparense...