Durante a 29ª sessão ordinária da Câmara de Amparo, dia 13 de outubro, foram homenageados o professor Antônio da Silva, conhecido como Toninho do Judô, e os veterinários Rafael Caleffi e Bárbara Beira, da clínica veterinária Patas e Bicos.
Toninho foi lembrado pela vereadora Rosa Montini (União), que apresentou a Moção nº 45/2025 para registrar seus aplausos, extensivos ao professor Antonio de Souza Neto, pelo trabalho desenvolvido frente à Associação Amparense de Judô e Defesa Pessoal. “A dedicação, o compromisso e extraordinária contribuição ao esporte e à formação cidadã em nossa cidade devem ser exaltados. A Associação existe há mais de 50 anos, sempre sob a liderança do Toninho, com o incansável apoio técnico e administrativo do professor Neto. O meu filho foi aluno dele, onde aprendeu muito sobre disciplina”, resumiu Rosinha.
Atualmente instalada na rua Constâncio Cintra nº 744, a Associação está há cerca de três décadas atuando de forma independente, mantendo o compromisso social com aulas de judô e defesa pessoal gratuitas, sustentando suas atividades com colaborações de pequenas empresas e do esforço voluntário de seus professores e dirigentes. A entidade é registrada junto à Federação Paulista de Judô, estando apta a participar de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, representando com destaque o nome de Amparo. Toninho, hoje com 78 anos, destacou-se também como maratonista, ciclista e nadador, representando Amparo em inúmeras competições. “Por essa trajetória exemplar, já foi agraciado com o Título de Cidadão Amparense”, completou a vereadora.

Já os médicos veterinários Rafael Caleffi Frare e Bárbara Beira Frare foram os citados pelo vereador Diogo Canina (PT) para representar todos os profissionais de Amparo, em especial, os que realizam serviços voluntários. “Por meio da clínica Patas & Bicos, eles vêm oferecendo atendimentos gratuitos a uma imensa variedade de espécies entre lobos-guarás, jaguatiricas, tucanos, gaviões e muitos outros. São mais de 20 anos e este é um reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à fauna silvestre e não silvestre, de forma silenciosa e sem apoio público”, diz o texto da Moção nº 46/2025.
Em sua justificativa, Diogo declarou que, recentemente, foi anunciado pela administração municipal o convênio entre a Prefeitura e a Associação Mata Ciliar, entidade reconhecida pelo trabalho de resgate e reabilitação de fauna silvestre. “Essa conquista representa um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do município. Entretanto, é imprescindível registrar o reconhecimento aos profissionais que sustentaram esse trabalho ao longo de todos esses anos, trazendo alívio ao sofrimento animal, o retorno deles ao seu habitat natural, conservando a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas locais”, argumentou o vereador.
Assista à sessão AQUI.