Os vereadores de Amparo aprovaram, na sessão do dia 13 de outubro, homenagens à família Cimino por meio de projetos de autoria da vereadora Karim Oliveira (MDB), que deram nomes a dois logradouros da cidade. O primeiro foi o Projeto de Lei nº 52/2025, que denomina Francisco Cimino a rua três do Loteamento Casalini Bortolini, no bairro São Judas. “Ele foi cidadão que muito contribuiu para a cultura, a arte e a história de nossa cidade. Foi um notável pintor, desenhista, músico, escritor e poeta, deixando marcas no cenário paulista e amparense”, resumiu Karim.
De acordo com ela, Francisco, que tem o título de Cidadão Amparense, contribuiu com a criação da Pinacoteca Municipal de São Paulo. “Ele estava no cargo de vereador, entre 1960 e 1963, quando elaborou o projeto de lei. Além disso, em Amparo, no ano de 1974, contribuiu para a realização do Salão Anual de Arte. Em 1976, fez sua primeira mostra individual na Galeria de Arte Centro-América, em São Paulo. E, como escritor e poeta, publicou as obras Vigília (1951), Prelúdios (1971), Confidências de Amor (1984) e Ecos e Suspiros (1985)”, disse.



Na mesma noite, o Projeto de Lei nº 53/2025 homenageou Murillo de Arruda Cimino, filho de Francisco, como nome da rotatória existente no prolongamento do bairro Jardim Europa com o Jardim São Dimas, entre a Ponte Oberdanck Expedicto Barbi e as ruas Benedito Pompeu e Alcides Postali. “Murillo Cimino foi um engenheiro civil renomado e esteve como administrador regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Município de São Paulo (Dermu). Sempre manteve seu vínculo com Amparo, preservando as raízes familiares e mantendo viva a memória de seus pais”, acrescentou Karim.
Assista à sessão AQUI.