segunda-feira , 13 outubro 2025
Lar Variedades Preservação do Rio do Peixe é tema de documentário produzido pelo Instituto Parcel
Variedades

Preservação do Rio do Peixe é tema de documentário produzido pelo Instituto Parcel

Foto: Divulgação

Em 24 episódios, o objetivo é mostrar a importância do rio para as cidades por onde passa (Socorro, Lindóia, Serra Negra,Itapira), e criar nas pessoas, especialmente nas crianças, o senso de preservação ambiental

Já estão disponíveis os dois primeiros episódios do documentário “Projeto de Educação, visando a preservação do rio do Peixe”, uma produção do Instituto Parcel, com patrocínio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e apoio das Prefeituras de Itapira, Socorro, Lindóia e Serra Negra. São 24 episódios sobre o projeto regional de educação ambiental, voltado à preservação do Rio do Peixe, abrangendo 4 cidades: Socorro, Lindóia, Serra Negra e Itapira. Ao longo de 12 meses, estão sendo produzidos 24 curtas-metragens educativos e um documentário especial intitulado de: “Como está o Rio do Peixe hoje? O que podemos fazer para preservá-lo?”. Além do documentário, será produzida uma cartilha com 24 ações de como preservar o Rio do Peixe.

Nos primeiros dois episódios é possível entender melhor “O que é um Rio” e também “A importância do rio do Peixe”. “Com a ajuda de ambientalistas e turismólogos, vamos mostrando para as crianças e para os espectadores como nossos antepassados se relacionavam com os rios, para pesca e diversão, e como hoje as cidades estão de costas para o rio”, disse Cássia Freitas, diretora do Instituto Parcel e idealizadora do projeto. 

O Instituto Parcel é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 1999 em projetos de educação ambiental, cultura, defesa animal e sustentabilidade. Nasceu em Ilhabela (SP) com o programa P.E.A.G.A.M – Programa de Educação Ambiental Guardiões do Mar, que deu origem ao primeiro museu itinerante ambiental do Estado de São Paulo.

Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como referência nacional na criação de Centros de Educação Ambiental (CEA), projetos culturais e ações de preservação. 

O documentário vai ser levado para todo o Brasil através do Projeto Salas Verdes, uma vez que o Instituto Parcel é uma Sala Verde. Para quem ainda não conhece, o projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que tem como principal finalidade incentivar a implantação de espaços para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental. 

O projeto foi concebido com foco no caráter de “biblioteca verde” que estes espaços poderiam assumir, com estímulo à constituição de acervos de conteúdos socioambientais diversos. Com a evolução do projeto, esses espaços denominados Salas Verdes, além de disponibilizar informações socioambientais, passaram a desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental, tais como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas educacionais.

Para assistir os primeiros episódios, basta clicar em https://www.youtube.com/@InstitutoParcel 

Para mais informações, https://parcel.org.br/ 

Artigos relacionados