quinta-feira , 15 janeiro 2026
Lar Variedades Professor Amaral receberá o título de Cidadão Benemérito
Variedades

Professor Amaral receberá o título de Cidadão Benemérito

Prof Amaral 3

Com uma trajetória de vida ligada ao desenvolvimento esportivo, educacional e social do município de Amparo, Mário Luiz da Silva é o homenageado dos vereadores Rafael Mendes (PT) e Diogo Canina (PT) para receber o título de Cidadão Benemérito.

Conhecido como professor Amaral, ele teve seu nome aprovado na sessão ordinária de 23 de junho, quando foi votado e aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2025, que detalhou sua carreira como jogador de futebol e como servidor público. “Amaral nasceu em Campinas e iniciou a carreira no futebol infantil da Ponte Preta. Profissionalizou-se em 1974, passando por clubes paulistas como o Paulista de Jundiaí, Serra Negra Esporte Clube, Itapira Esporte Clube e, principalmente, o Amparo Atlético Clube. No time amparense, que defendeu a partir de 1976, participou da conquista do título na Divisão de Acesso Intermediária da Federação Paulista de Futebol (1979). Após encerrar a carreira esportiva, em 1988, atuou como monitor de esportes da Prefeitura de Amparo – na gestão do prefeito José Carlos de Oliveira e como coordenador de recreação na recuperação de pacientes do Sanatório Ismael por 25 anos e na Fazenda Palmeiras”, diz o texto do projeto.

Professor Amaral é formado em educação física pela Unifia e técnico em enfermagem pela ETEC João Belarmino. “Além de representar Amparo como jogador, ele muito tem feito em nome das crianças e juventude de nossa cidade. Fui treinado por ele e, como vereador, tenho a honra de homenageá-lo. Amaral é um professor que orienta em várias esferas da vida e uma das grandes virtudes dele é tirar o melhor de cada ser humano”, defendeu Rafael Mendes.

“Toda essa experiência no esporte, somada ao conhecimento adquirido nos bancos acadêmicos, o tornam um profissional exemplar, ímpar. Nossa cidade tem muito a agradecer por seu trabalho com os jovens, em especial aos que estiveram com ele nos projetos do Velhobol, Amparo Atlético Clube, Peraltas e Rio Branco”, acrescentou Diogo.

Professor Amaral também se destacou por formar atletas que chegaram a representar o Brasil em seleções de base, Jogos Olímpicos e até em Copas do Mundo, demonstrando sua competência,  técnica e compromisso com o desenvolvimento de talentos. Atualmente, ele atua em projetos sociais como o Projeto Caju, ligado à ASA (Ação Social de Amparo) e na Escola de Futebol DSoccer, promovendo cidadania, inclusão e valores por meio do esporte. O vereador Carlos Fantini (PL) lembrou que, além de sua dedicação, o homenageado ainda deixou dois filhos reconhecidos no esporte, Luisão e Alex Silva.  

Assista à sessão AQUI.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Lula sanciona Orçamento de 2026 e veta quase R$ 400 milhões em emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (14) a...

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

A Receita Federal voltou a desmentir informações falsas que circulam nas redes...

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia 40 leilões para 2026

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, em entrevista coletiva,...

Enel diz que apagão impactou mais de 4 milhões de clientes em SP

A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo,...