quarta-feira , 3 setembro 2025
Lar Piracicaba Projeto Reciclando com o Ópera na Escola chega à Piracicaba
Piracicaba

Projeto Reciclando com o Ópera na Escola chega à Piracicaba

Foto: Giovana Gomes

Apresentação artística, proposta pedagógica, debate e oficina de confecção de instrumentos musicais são algumas atividades que acontecem em escolas públicas de Piracicaba.

Disseminar cultura para comunidades com pouco acesso e mudar a realidade das pessoas que habitam o entorno das escolas públicas é a proposta do Projeto Reciclando com o Ópera na Escola. O projeto socioeducativo engloba a apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo, oficina de confecção de instrumentos com materiais reciclados e debate com integrantes da equipe. Antes da apresentação, será enviado aos professores de Arte das escolas uma proposta pedagógica para introduzir os alunos ao universo da música clássica.

O espetáculo Pedro e o Lobo é uma versão em português da famosa obra do compositor russo Sergei Prokofiev. Com tradução e adaptação de Florent Reard, a peça conta a história de Pedro, um garoto que vive em um chalé no meio das montanhas, ao lado de seu avô e de três amigos: o passarinho, a pata e o gato. Certo dia, surge na floresta o lobo mais feroz já visto por aquelas redondezas e o avô de Pedro, preocupado, o repreende por temer a presença do lobo na floresta. Mas Pedro é destemido e sai à caça do lobo juntamente com seus amigos.

Pedro e o Lobo é uma história contada através da música. Foi escrita em 1936 com o objetivo de mostrar ao público as sonoridades dos diversos instrumentos. Nessa encenação, preparada especialmente para o Projeto Reciclando com Ópera na Escola, oito músicos renomados, que se apresentam nas salas de concerto mais importantes da capital paulista, darão vida aos personagens. Os Maestros Thiago Tavares e Fabrícia Medeiros são os responsáveis pela regência do espetáculo, que conta também com o auxílio de uma narradora e uma concha acústica ilustrada. No início do espetáculo, os músicos farão uma breve apresentação sobre as origens de cada instrumento e sobre a composição de uma orquestra.

A 12ª edição do projeto vai acontecer nas cidades de Piracicaba, Araçariguama, Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes. Todas as ações acontecem em escolas públicas e são abertas à toda a população. “Nosso objetivo é levar atividades culturais e educativas para pessoas que tradicionalmente não são alcançadas, ampliando a participação e o acesso à diversidade artística”, declara Cléia Mangueira, produtora e co-idealizadora do projeto.

Muitas pessoas tem seu primeiro contato com a música clássica através deste projeto e, por isso,  promovemos este encontro com os artistas, onde o público poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas, aproximando crianças e adultos de uma realidade que desmistifica as profissões relacionadas às artes e gera a possibilidade de nova perspectiva profissional. “Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade para esses jovens”, completa Cléia Mangueira.

A 12ª edição do Projeto Reciclando com o Projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas, conta com o patrocínio da Klabin, apoio cultural do Pateo do Collegio,  firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativas, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

Nos últimos 15 anos a TULIPA vem se dedicando a realização de projetos sócio culturais e educativos, com experiência na criação e realização de projetos que visam democratizar o acesso à arte e à cultura sustentável, especialmente para públicos que vivem afastados dos grandes centros urbanos. Seus projetos demonstram seu compromisso com a inclusão cultural e a educação ambiental, integrando apresentações artísticas acessíveis com atividades práticas de sustentabilidade.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Serviço

Quando: 30/08 – 10h00

Onde: EE Profº Alcides Guidetti Zagato      

Endereço: Rua Osvaldo Ferraz Campos, 07 – Jd. Esplanada

Quando: 30/08 – 15H00

Onde: EE Profº Benedicto Evangelista Costa        

Endereço: Av. das Oliveiras, 1.205 – Vila Gilda

Quando: 06/09 – 10H00       

Onde: EE Profº Affonso José Fioravanti     

Endereço: Rua Eça de Queiroz, 2621 – Vila Monteiro

Quando: 06/09 – 15h00        

Onde: EE Com. Mário Dedini          

Endereço: Rua Ricardo Pinto César, 219 – Jd Algodoal

Quando: 13/09 – 10H00       

Onde: EE Profª Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha        

Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1.510 – Santa Terezinha

Quando: 13/09 – 15H00       

Onde: EE Profº Francisco Mariano da Costa         

Endereço: Rua Profª Laura Fernandes de Campos Ferrari, 47 – Novo Horizonte

Quando: 20/09 – 10H00

Onde: EE Profª Mirandolina de Almeida Canto      

Endereço: Rua Argentina, 65 – Piracicamirim

Quando: 27/09 – 10H00

Onde: EE Profª Jaçanã Altair Pereira Guerrini       

Endereço: Rua Dr. Paulo Pinto, 2769 – Vila Independência

Quando: 27/09 – 15H00

Onde: EE Pedro de Mello    

Endereço: Rua Dezesseis de Julho, 288 – Tupi

Para quem: Livre

Quanto: Grátis

Artigos relacionados

Sinfônica de Piracicaba leva a Nona de Beethoven à Sala São Paulo

Após duas apresentações com ingressos esgotados no Teatro Municipal Dr. Losso Netto,...

Sesc Piracicaba traz oficinas, espetáculos e vivências gratuitas neste fim de semana

O Sesc Piracicaba preparou uma programação diversificada para este fim de semana,...

Festival de Circo SP, em Piracicaba, revela talento de apenas 10 anos de idade

Lucas Rios, malabarista, ganha espaço na programação de domingo do evento O...