Localizada a 190 km de São Paulo, a Estância Turística de São Pedro (SP) deu mais um passo importante no fortalecimento do turismo de aventura e na valorização de sua identidade. No último fim de semana, durante o evento Saia Para Voar, o município oficializou o reconhecimento do Voo Livre como Patrimônio Cultural e Turístico de São Pedro (SP). A cerimônia aconteceu no Parque Municipal do Voo Livre, no dia 11 de outubro, e contou com a presença do prefeito Thiago Silva, do secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, além de atletas de diversos estados, moradores e visitantes.
A instalação de placa simboliza o reconhecimento e prioridade na agenda da atual gestão, que tem investido de forma estratégica na estruturação e promoção do turismo de diversos nichos, em especial o de aventura. Segundo o prefeito Thiago Silva, o voo livre é um símbolo da identidade são-pedrense e um dos pilares da vocação turística do município.
“O voo livre é mais do que um esporte, é parte de São Pedro. Este reconhecimento reforça nosso compromisso em valorizar práticas que movimentam a economia, geram empregos e divulgam nossas belezas naturais para todo o país”, destacou Silva.
Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, São Pedro recebeu a 10ª edição do Saia Para Voar, evento nacional criado para dar visibilidade às mulheres parapentistas e celebrar a presença feminina em um esporte historicamente dominado por homens. Realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, o encontro reuniu pilotas de diferentes estados, especialmente Minas Gerais e São Paulo,além de centenas de visitantes.
Com programação aberta ao público, o evento contou com atividades para toda a família.
Com mais de 600 km² de área, São Pedro é hoje um dos destinos mais procurados por praticantes de esportes de aventura, especialmente o voo livre, recebendo mais de 100 parapentistas todos os finais de semana. O município conta atualmente com três rampas oficiais, Rampa Leste, Rampa do Cristo e Rampa do Celeiro, e outras em processo de regulamentação, como a Rampa do Raymundo e a Rampa Sul, considerada uma das melhores áreas de decolagem do Estado.
O secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, destacou que o reconhecimento do Voo Livre como patrimônio cultural e turístico reforça o compromisso da gestão em diversificar e qualificar as experiências turísticas de São Pedro. “O turismo de aventura é uma das forças da nossa Estância. Este reconhecimento é uma forma de proteger, promover e ampliar as oportunidades ligadas ao voo livre, conectando esporte, cultura e desenvolvimento sustentável”, finalizou.