segunda-feira , 13 outubro 2025
Lar Cidades São Pedro (SP) eleva o voo livre ao status de patrimônio e fortalece vocação para o turismo de aventura
Cidades

São Pedro (SP) eleva o voo livre ao status de patrimônio e fortalece vocação para o turismo de aventura

São Pedro oficializa o reconhecimento do Voo Livre como Patrimônio Cultural e Turístico em cerimônia realizada no Parque Municipal de Voo Livre

Localizada a 190 km de São Paulo, a Estância Turística de São Pedro (SP) deu mais um passo importante no fortalecimento do turismo de aventura e na valorização de sua identidade. No último fim de semana, durante o evento Saia Para Voar, o município oficializou o reconhecimento do Voo Livre como Patrimônio Cultural e Turístico de São Pedro (SP). A cerimônia aconteceu no Parque Municipal do Voo Livre, no dia 11 de outubro, e contou com a presença do prefeito Thiago Silva, do secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, além de atletas de diversos estados, moradores e visitantes.

A instalação de placa simboliza o reconhecimento e prioridade na agenda da atual gestão, que tem investido de forma estratégica na estruturação e promoção do turismo de diversos nichos, em especial o de aventura. Segundo o prefeito Thiago Silva, o voo livre é um símbolo da identidade são-pedrense e um dos pilares da vocação turística do município.

“O voo livre é mais do que um esporte, é parte de São Pedro. Este reconhecimento reforça nosso compromisso em valorizar práticas que movimentam a economia, geram empregos e divulgam nossas belezas naturais para todo o país”, destacou Silva.

Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, São Pedro recebeu a 10ª edição do Saia Para Voar, evento nacional criado para dar visibilidade às mulheres parapentistas e celebrar a presença feminina em um esporte historicamente dominado por homens. Realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, o encontro reuniu pilotas de diferentes estados, especialmente Minas Gerais e São Paulo,além de centenas de visitantes.

Com programação aberta ao público, o evento contou com atividades para toda a família.

Com mais de 600 km² de área, São Pedro é hoje um dos destinos mais procurados por praticantes de esportes de aventura, especialmente o voo livre, recebendo mais de 100 parapentistas todos os finais de semana. O município conta atualmente com três rampas oficiais, Rampa Leste, Rampa do Cristo e Rampa do Celeiro, e outras em processo de regulamentação, como a Rampa do Raymundo e a Rampa Sul, considerada uma das melhores áreas de decolagem do Estado.

O secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, destacou que o reconhecimento do Voo Livre como patrimônio cultural e turístico reforça o compromisso da gestão em diversificar e qualificar as experiências turísticas de São Pedro. “O turismo de aventura é uma das forças da nossa Estância. Este reconhecimento é uma forma de proteger, promover e ampliar as oportunidades ligadas ao voo livre, conectando esporte, cultura e desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Artigos relacionados

Mogi Guaçu recebe 51ª Festa do Morango com entrada gratuita a partir desta quinta

Evento, que acontecerá no estacionamento do Buriti Shopping traz música, gastronomia de...

1ª Olimpíada da Cidadania de Amparo terá participação de 14 duplas

Estão participando as escolas COC Amparo, Colégio Gênesis, Colégio Integrado, Colégio Villa...

Paulínia Winner Mall recebe stand-up comedy com Nando Filho e Igor Massaro nesta quinta-feira (9)

‘Quinta do Riso’ acontece na Praça de Alimentação, das 20h às 21h,...

Restaurantes Bom Prato da região de Campinas celebram o Dia das Crianças com cardápio especial

Carne louca, nhoque, sobrecoxa assada com mostarda e mel e lagarto ao...