Lar Últimas notícias SER MULHER: programa da LBV oferece apoio, acolhimento e transformação a meninas e mulheres
Últimas notícias

SER MULHER: programa da LBV oferece apoio, acolhimento e transformação a meninas e mulheres

O Brasil ainda enfrenta desafios alarmantes na luta contra a violência de gênero. Dados da Legião da Boa Vontade (LBV), apontam que das 638 mulheres e meninas atendidas no programa SER Mulher realizado pela Instituição, 68% delas sofreram violência psicológica e 47% tiveram agressões físicas. A falta de apoio e de informação ainda impedem muitas mulheres de romperem o ciclo da violência.

Março, Mês Internacional da Mulher, é uma oportunidade para ampliar a visibilidade da luta feminina e destacar iniciativas transformadoras. Desde 2022, a LBVvem oferecendo esse apoio psicossocial e emocional para o público feminino. O serviço oferece até 30 atendimentos psicoterapêuticos semanais on-line e gratuitos, além de orientação social e jurídica.

Muitas mulheres que recorrem à Instituição chegam em estado de vulnerabilidade emocional, vítimas de relações abusivas e outras violências, além da falta de uma rede de apoio. Por meio do programa Ser Mulher, elas recebem suporte para elaborar vivências traumáticas, melhorar a autoestima, desenvolver autonomia e novos projetos de vida, além de prevenir e/ou romper situações de violência. “O programa fez total diferença na minha vida. (…) Porque eu não tinha nenhum recurso, eu não tinha ajuda, eu não tinha apoio. E eu acho que o mais me doía, era ninguém ter me ouvido (…) e eu me senti ouvida”, relatou B.G. (36 anos), atendida pela Instituição. Ela enfrentou ainda uma série de desafios, incluindo a necessidade de superar traumas emocionais causados por relações abusivas. O programa também ofereceu a oportunidade de ressignificar sua trajetória por meio do apoio psicoterapêutico e de orientações jurídicas, elementos fundamentais na sua recuperação.

O impacto do programa Ser Mulher (dados de janeiro a julho/2024):

  • 1.576 atendimentos psicológicos realizados
  • 55% das mulheres atendidas estão na região Sudeste, seguidas pelo Sul (14%) e Centro-Oeste (14%)

Onde encontrar apoio?

Meninas a partir dos 12 anos e mulheres de qualquer parte do Brasil podem acessar o programa Ser Mulher pelo WhatsApp (11) 99996-6557 ou buscar uma unidade da LBV mais próxima (ver: www.lbv.org.br/enderecos).

Para denúncias de violência contra a mulher, o Ligue 180 está disponível 24h para acolhimento e orientação.

Artigos relacionados

Circo dos Dinossauros chega a Campinas com espetáculo para encantar todas as idades

Apresentações acontecem no estacionamento do Carrefour Valinhos O Circo dos Dinossauros chega...

Piracicaba recebe troféus do Prêmio Destaque Pontual no Prêmio Pirarazzi de Cultura

Jornalista Dennis Moraes homenageia personalidades culturais em evento icônico no Engenho Central...

Campinas (SP) sedia campeonato brasileiro de preparo de cafés especiais filtrados no IAC

Conhecida como Brewers Cup, competição elegerá, de 20 a 22 de março,...