quarta-feira , 3 setembro 2025
Lar Piracicaba Sinfônica de Piracicaba leva a Nona de Beethoven à Sala São Paulo
Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba leva a Nona de Beethoven à Sala São Paulo

Foto Studio Nanah Dluize


Após duas apresentações com ingressos esgotados no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) sobe ao palco da Sala São Paulo, no feriado de 7 de Setembro, domingo, às 10h50, para interpretar a monumental Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125, de Ludwig van Beethoven, com a participação especial do Coro Lírico Municipal de São Paulo e de quatro cantores solistas.

Reconhecida como uma das maiores obras-primas da música, a Nona Sinfonia une aproximadamente 150 músicos — entre instrumentistas da OSP, solistas convidados e o coro. As apresentações celebram o 258º aniversário de Piracicaba e os 125 anos da própria OSP.

Sob regência do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP desde 2022, a execução contará com os solistas Maria Sole Gallevi (soprano), Larissa Guimarães (mezzo-soprano), Wilian Manoel (tenor) e Julián Lisnichuk (barítono), além do Coro Lírico Municipal de São Paulo, preparado por seu regente titular, Hernán Sánchez.

“A Nona de Beethoven ultrapassa fronteiras de tempo, idioma e cultura. É uma obra que simboliza fraternidade e pertencimento, valores que queremos compartilhar com o público paulista nesta celebração especial”, afirma Knut Andreas, ao lembrar que em Piracicaba os concertos aconteceram nas noites de sexta e sábado, dias 29 e 30 de agosto, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Esta não é a primeira vez que a Sinfônica de Piracicaba sobe ao palco da Sala, considerada a principal casa de concertos da América Latina: a OSP estreou na casa em 18 de dezembro de 2016, na série Concertos Matinais e voltou em 26 de maio de 2019. No ano passado, se apresentou em duas ocasiões: em março, no concerto de abertura da Temporada 2024, e em agosto, com a grandiosa obra Carmina Burana, de Carl Orff, também com a participação de coro e solistas.

HINO UNIVERSAL – Composta em 1824, a Nona revolucionou o gênero ao incluir coro e solistas em uma sinfonia, utilizando o poema Ode à Alegria, de Friedrich Schiller, como hino de fraternidade universal. Décadas depois, o tema tornou-se símbolo histórico em momentos marcantes, como a Queda do Muro de Berlim (1989) e a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021).

A Temporada 2025 é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Conta ainda com patrocínio safira da Caterpillar, patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, patrocínio turquesa da Phinia, patrocínio topázio do Savegnago e da Glóvis e patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower. São apoiadores a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle e a Marrucci, enquanto o apoio de mídia é da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Luz). Domingo, 7 de setembro, às 10h50, na série Concertos Matinais. Entrada gratuita. Retirada de ingressos: a partir das 12h de 4 de setembro, no site salasaopaulo.byinti.com ou nos totens da Sala São Paulo (limite de 4 por pessoa).

Artigos relacionados

Sesc Piracicaba traz oficinas, espetáculos e vivências gratuitas neste fim de semana

O Sesc Piracicaba preparou uma programação diversificada para este fim de semana,...

Projeto Reciclando com o Ópera na Escola chega à Piracicaba

Apresentação artística, proposta pedagógica, debate e oficina de confecção de instrumentos musicais...

Festival de Circo SP, em Piracicaba, revela talento de apenas 10 anos de idade

Lucas Rios, malabarista, ganha espaço na programação de domingo do evento O...