sexta-feira , 28 novembro 2025
Lar Limeira Suzano identifica novos grupos de mico-leão-preto e reforça ações pela biodiversidade
Limeira

Suzano identifica novos grupos de mico-leão-preto e reforça ações pela biodiversidade

Empresa destaca avanços no uso de tecnologia para proteger espécies ameaçadas e restaurar ecossistemas nativos

Reforçando seu compromisso com a conservação da biodiversidade, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, tem investido em iniciativas que aliam ciência, tecnologia e manejo sustentável para proteger a fauna nativa e restaurar ecossistemas. Um dos destaques é o trabalho de monitoramento e conservação do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), espécie endêmica do estado de São Paulo e considerada uma das espécies de primatas mais raras do mundo.

Estima-se que existam cerca de 20 áreas no Estado onde o mico-leão-preto ainda pode ser encontrado, sendo três delas em fazendas da Suzano. Desde 2024, a empresa realiza o monitoramento da espécie em duas dessas fazendas, localizadas no centro-oeste paulista. Para isso, utiliza tecnologias inovadoras, como gravadores autônomos que realizam o mapeamento acústico passivo de sons no ambiente e permitem identificar a presença de primatas. As gravações são analisadas automaticamente com o apoio de Inteligência Artificial (IA). Com esse método, foi possível confirmar a presença de grupos já conhecidos e identificar novos grupos até então não registrados, representando um avanço significativo para a conservação da espécie.

“O mico-leão-preto é um símbolo da biodiversidade brasileira e um exemplo do quanto ciência, tecnologia e manejo sustentável podem caminhar juntos. Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, por isso, seguimos investindo em iniciativas que unem eficiência à conservação da natureza. Ao adotar técnicas de manejo florestal responsáveis, colaboramos para promover a preservação de ecossistemas e contribuímos com a geração de valor socioeconômico nos territórios que ocupamos. Nosso propósito de ‘renovar a vida a partir da árvore’ se concretiza na continuidade dessas ações”, afirma Yhasmin Paiva Rody, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade na Suzano.

Tecnologia a serviço da conservação

O projeto de pesquisa é realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Laboratório de Primatologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro. A iniciativa identificou nove grupos distintos de micos-leões-pretos nas áreas monitoradas. Em uma das áreas, por exemplo, havia o registro de 2018 de apenas um grupo de mico-leão-preto. Em 2025, foi possível confirmar a permanência desse grupo além da identificação de grupos novos desta espécie, indicando a efetividade das técnicas de monitoramento utilizadas e das ações da empresa no manejo do habitat.

Os dados coletados em campo também apontaram áreas com maior probabilidade de ocorrência da espécie, reforçando a importância da preservação das matas nativas. Florestas com copas densas, conectadas e com maior disponibilidade de frutos de uma espécie de palmeira (Syagrus romanzoffiana), mostraram-se especialmente favoráveis a ocupação pelo mico-leão-preto. A presença de árvores maiores e áreas florestais amplas também contribuíram para a ocorrência da espécie, que desempenha um papel essencial na regeneração da vegetação nativa por meio da dispersão de sementes que realiza.

Além do mico-leão-preto, o monitoramento registrou outras espécies de primatas, como o também ameaçado bugio-ruivo (Alouatta guariba) e o macaco-prego (Sapajus nigritus), classificado como quase ameaçado.

Biodiversidade protegida

Atualmente, a Suzano mantém e protege 1,1 milhão de hectares de vegetação nativa, o que representa cerca de 40% de sua área total. Desde 1989, a empresa monitora a biodiversidade em suas áreas e já catalogou mais de 4.500 espécies, incluindo 190 espécies ameaçadas e 180 endêmicas no Brasil.

Somente no Estado de São Paulo, em 2024, a empresa registrou 221 espécies de animais nas fazendas monitoradas, entre eles 11 espécies de mamíferos, 192 espécies de aves e 18 espécies de anfíbios e répteis. Entre os animais avistados estão anta (Tapirus terrestres), muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), queixada (Tayassu pecari), tapiti (Sylvilagus brasiliensis), aves como o papo-branco (Biatas nigripectus), macuco (Tinamus solitarius) e o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola).

Sobre a Suzano 

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.  

Artigos relacionados

Inscrições para Programa de Estágio Superior da Suzano se encerram dia 27

São mais de 100 vagas abertas para atuar em diversas localidades do...

Supla se apresenta no aniversário do Limeira Shopping em show gratuito neste sábado

Para celebrar seu aniversário neste sábado, 22 de novembro, o Limeira Shopping...

Suzano impulsiona empreendedorismo feminino e fortalece geração de renda no interior de São Paulo

Iniciativas apoiadas pela companhia estimulam autonomia e ampliam canais de comercialização, contribuindo...

Suzano lança Estratégia de Natureza e reforça importância do tema no modelo de negócio

Iniciativa integra ciência, articulação com diferentes atores e metas globais para impulsionar...