O vereador de Amparo, Carlos Fantini (PL), vem solicitando atenção do Executivo na prevenção de acidentes de trânsito, seja na conscientização dos usuários ou mesmo na sinalização viária. “Pinturas de solo, sinalização de faixas de pedestres, construção de lombadas ou mesmo ações com os motoristas e pedestres são pedidos que tenho feito à Prefeitura por meio de Indicações e Requerimentos. São mais de 15 solicitações e a resposta tem sido o silêncio”, declarou o vereador em sessão realizada dia 30 de junho.
Fantini disse que, em uma das respostas, foi argumentada a falta de tinta para a execução dos serviços. “Porém, o que tenho visto essa semana é que, nos locais onde haverá o Festival de Inverno, está sendo feita essa restauração da pintura. Não estou criticando o evento, que sou a favor, mas a segurança da população não pode ser ignorada. Estou falando da rotina diária da nossa gente e, como representante da população, reitero que meus pedidos sejam atendidos”, reforçou.
Para justificar sua fala, o vereador citou seus pedidos de instalação de redutores de velocidade, faixas de travessia de pedestres e pintura:
• na rua Romeu Mezzacapa, no bairro Jardim Itália (Ind. nº 73)
• na avenida Augusto Barassa, no bairro Jardim Silvestre I (Ind. nº 74)
• na rua Artur Alves de Godoy, no bairro Jardim São Francisco (Ind. nº 75)
• sinalização vertical de parada obrigatória (Pare) e repintura de sinalização horizontal na avenida Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, no bairro Jardim São Roberto ((Ind. nº 90)
• na avenida Francisco Prestes Maia, no Centro (Ind. nº 136)
NÚMEROS DE ACIDENTES
Na sessão de 9 de junho, o vereador Fantini apresentou na tribuna um levantamento comparativo entre os municípios de Amparo, Atibaia e Bragança Paulista relacionado ao número de acidentes de trânsito registrados pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com ele, “Amparo se destaca, mas pelo triste título de liderança em número de acidentes”. Considerando o período de janeiro a maio deste ano, Amparo teve 168 acidentes, Bragança – 129 e Atibaia – 110. “Mas, nossa cidade tem pouco mais de 70 mil habitantes, enquanto Atibaia tem 158 mil e Bragança, 176 mil. Isso é sinal de alerta, reflexo de um comportamento imprudente, de uma infraestrutura que precisa de melhorias e da falta de cultura de respeito no trânsito. Não podemos aceitar índices de acidentes tão elevados. São vidas que perdemos”, afirmou o vereador, que também protocolou o Requerimento nº 102/2025 sobre o assunto.
Fantini também agradeceu pelo atendimento ao pedido de ampliação do tempo de espera para travessia dos pedestres no semáforo da rua Capitão Miranda, no Centro. “O que era 7 segundos passou para 12, trazendo mais segurança para quem atravessa aquela rua”, disse.
Sessão na íntegra, AQUI.