Na presença da diretoria executiva do Serviço Espírita de Proteção à Infância (Sepi), os vereadores de Amparo aprovaram a Moção nº 50/2025, aplaudindo os 50 anos dessa fundação que já acolheu mais de 20 mil crianças no município. “Rendo minhas homenagens a esta que é minha segunda casa há 45 anos. Sou voluntária do Sepi e acompanho o inestimável trabalho social, educativo e humano desenvolvido pela instituição”, declarou a autora da Moção, vereadora Rosa Montini (União).
Em sua justificativa, Rosinha reforçou que o Sepi – fundado por Waldyr e Ana Beira – é uma referência em proteção social básica, convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo atualmente mais de 600 famílias. “É um trabalho incansável da Dona Ana, construindo valores e promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, acrescentou.
Os demais vereadores também declararam seus votos de gratidão à instituição pelo impacto social em Amparo. O presidente da Câmara, vereador Fernando Garcia (MDB) destacou que: “Há 33 anos, quando fui eleito pela primeira vez, em 1992, a escola do bairro Jardim São Dimas não suportava a demanda de crianças. O então prefeito, João Batista Cintra, com uma maquete em mãos, foi prontamente recebido pela Dona Ana e pelo Ricardo que, se hesitar, se comprometeram a construir mais de três salas de aula. Hoje pode declarar publicamente minha gratidão à família pelo investimento na nossa educação”, afirmou o presidente.
O vereador Diogo Canina (PT) destacou os números da entidade. “50 anos de atuação demonstra o impacto que tem na nossa cidade, com mais de 22 mil crianças já atendidas, que se tornaram pessoas mais completas, íntegras e foram conquistar o mundo. É um número muito significativo, eu não tenho 50 verões na minha vida! É nítido o amor que todas as famílias têm pelo Sepi. Do fundo do meu coração, esse trabalho é impagável”, disse.
O vereador Farlin Conrado (MDB) lembrou de suas visitas ao Sepi. “Já estive em alguns momentos fazendo palestra como guarda civil municipal e posso garantir que, sem o Sepi, talvez muitas crianças amparenses não teriam se qualificado, aprendido sobre respeito ao próximo. Agradeço a toda família Beira pelo trabalho ali e em tantas outras áreas do município”.
A mensagem do vereador Carlos Fantini (PL) foi: “cinco décadas de fé, compromisso e amor com as crianças. Parabéns a todos que fazem parte dessa linda história de acolhimento”.
“Eu levo o sobrenome Beira por onde passo, em função dos 10 anos que lecionei na escola Dionysia Gerbi Beira. Sepi é um trabalho que transforma vidas e aquece o coração de pais e responsáveis, por saber que suas crianças estão sendo bem cuidadas, desenvolvendo habilidades e competências. Que venham mais 50, 10 anos pela frente para nossas crianças”, reforçou o vereador Rafael Mendes (PT).
Por fim, o vereador Flávio Rocha (PSD) relatou: “eu fui uma das crianças que visitavam o Sepi para assistir o teatro. Era incrível e posso hoje deixar o meu registro de como foi bom para minha formação. Parabéns pelo trabalho!”.
O Sepi, localizado à rua Deputado Nasciso Pieroni, 565, possui estrutura completa para atividades em contraturno escolar que incluem projetos socioeducativos, culturais, esportivos e ambientais, como o Cidadão do Amanhã, Bombeiro Mirim, Policial Mirim, Recruta Mirim e Amigos da Natureza, entre tantos outros que despertam talentos e fortalecem vínculos familiares e comunitários. Oferece ainda cursos de artesanato, música, teatro, dança, informática, capoeira, ginástica rítmica e diversas modalidades esportivas, conduzidos por uma equipe de profissionais e voluntários dedicados.
Assista à sessão AQUI.