terça-feira , 13 janeiro 2026
Lar Política Em moção, vereadores de Valinhos pedem derrubada de veto ao projeto de Ana Perugini que cria ‘PIB da Vassoura’
Política

Em moção, vereadores de Valinhos pedem derrubada de veto ao projeto de Ana Perugini que cria ‘PIB da Vassoura’

Ana Perugini Alesp 19022025 1
Ana Perugini Alesp

Documento apresentado pelo vereador Marcelo Yoshida foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo valinhense

A Câmara Municipal de Valinhos aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio à derrubada do veto do Governo do Estado ao projeto de lei 102/2024, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), que cria o PIB da Vassoura.

No texto, endereçado ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e às lideranças das bancadas da Casa, o parlamento valinhense apela para a derrubada do veto, afirmando que o projeto “é imprescindível para o desenvolvimento da população e à promoção de dignidade de vida das atuais e futuras gerações”.

A moção do vereador Marcelo Yoshida (PT) teve aval de todos os parlamentares da Câmara de Valinhos e se configura como um apoio importante ao movimento que pede a derrubada do veto, liderado pela deputada desde a volta do recesso parlamentar.

“O projeto de lei 102/2024 foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, mas infelizmente nosso governador Tarcísio [de Freitas] vetou. Esse projeto é muito importante para valorizar um trabalho que muitas vezes é invisibilizado, das mulheres no cuidado das crianças, dos idosos, daquele trabalho que não é remunerado. Então esse projeto visa colocar na conta as informações a respeito desse trabalho”, justificou o vereador. 

Para a deputada Ana Perugini, o apoio é um reforço na campanha pela derrubada do veto. “O PIB da Vassoura é um sonho e o resultado da luta de muitas mulheres que se esforçaram para que haja o reconhecimento ao trabalho invisível da mulher. Por isso, o apoio da sociedade é por demais importante”, disse a parlamentar. 

O texto foi aprovado no início de dezembro do ano passado pelos deputados e deputadas da Alesp e vetado dias depois, durante o recesso parlamentar.

Se o veto for derrubado, o PIB da Vassoura passará a contabilizar o valor da mão de obra não reconhecida no sistema de contas do estado. Desta forma, o valor desse trabalho será estimado, abrindo caminho para a criação de políticas públicas voltadas a quem se dedica ao cuidado e aos afazeres domésticos.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

8/01: lembre como a imprensa estrangeira repercutiu condenações do STF

Há três anos, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro – exigindo...

Lewandowski diz que crimes contra o Estado são impassíveis de anistia

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira...

Lula: democracia é obra em construção e deve ser zelada e defendida

Ao relembrar os três anos da tentativa de golpe de Estado, ocorrida...

Lula sanciona com vetos lei que prevê regras mais rígidas para devedor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei...