Primeiro ciclo do ALI Produtividade em 2025 foi encerrado no último dia 26; inscrições gratuitas para próxima turma estão abertas
Um encontro com empreendedores marcou o encerramento do primeiro ciclo do programa ALI Produtividade na região de Piracicaba este ano. O evento reuniu mais de 50 participantes deste primeiro ciclo, que contaram suas experiências ao longo do programa, além de fazerem contato com os demais empresários presentes. As inscrições para o próximo ciclo do programa estão abertas e a participação é totalmente gratuita.
O ALI (Agente Local de Inovação) Produtividade, ou Brasil Mais Produtivo, é uma parceria entre Sebrae, Governo Federal, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e promove melhorias rápidas e de alto impacto para micro e pequenas empresas. Ele é aberto a micro e pequenos empresários das áreas de serviços, comércio e indústria de todo o Estado de São Paulo. O acompanhamento é individualizado por agentes bolsistas e pode ter duração de até seis meses.
Para Marcelo Souza, proprietário da lavanderia Lava e Leva Piracicaba, participar do ALI foi essencial para resolução de problemas na empresa. “Foi um divisor de águas, tanto para a empresa como para mim como empreendedor. No negócio, em relação a criar indicadores, a parte de faturamento, marketing, saber de onde vêm os clientes, foram várias melhorias”, afirma.
“Agora eu enxergo o futuro de forma bem positiva. Hoje me tornei um empreendedor muito melhor, porque eu sei onde atacar os problemas. Não conseguimos resolver tudo, mas podemos focar e direcionar os esforços para onde estão os principais problemas. Esse é o ponto principal. Daqui para frente é só sucesso”, comemora.
Daniela Giacon, da Flourish Jewellery, atua no ramo das joias com a família há muitos anos em Limeira, mas recentemente lançou um novo segmento e passou a fazer o design das peças. A nova empreitada exigiu dedicação dela, da irmã e do pai, que trabalham juntos no negócio. “Com orientação da agente, nós conseguimos nos dividir, entender funções, entender onde estavam gargalos, os pontos em que estávamos nos sobrecarregando e, a partir disso, sentimos o quanto tudo fluiu de uma melhor forma. De fato, aumentou a nossa produtividade”, diz.
“Foi a primeira vez que eu tive esse contato próximo com o Sebrae. E como eu comentei com a minha amiga que me indicou para o ALI, eu me sinto orgulhosa de ser brasileira, porque eu tenho certeza de que nenhum outro país tem um programa tão completo de apoio ao empreendedorismo, ao empreendedor. Empreender é uma jornada e eu vejo como às vezes ela é solitária e como demanda de nós de uma forma inexplicável. Então, ter o apoio de todos esses recursos, cursos, mentorias, consultorias, é realmente algo sem preço e que eu tenho orgulho.”
Já Fabio Freitas, da Techfer Ferramentaria, de Limeira, afirma que reestruturou a empresa em 2024, então participar do ALI em 2025 foi essencial para reorganizar tudo. “O agente foi fundamental nesse processo, principalmente na parte de gestão financeira da empresa. A gente implementou indicadores, conseguimos definir uma rotina semanal e mensal de apresentação desses indicadores. Isso facilitou o meu trabalho e do meu sócio.”
Ele ressalta que, embora tenha encerrado sua participação no ALI, agora pretende continuar aplicando os conhecimentos obtidos. “Foi um ‘start’, um início, para poder sair da inércia, mas agora é seguir usando o que aprendemos. Continuar para melhorar cada vez mais.”
ALI Produtividade
A analista de negócios do Sebrae-SP Jacqueline Boriam explica que a metodologia do ALI é exclusiva do Sebrae e que, de fato, traz resultados concretos para o negócio. “O programa tem mais de 15 anos de existência e aqui na nossa região, só no ano passado, atendemos mais de 350 empresas. Os participantes do programa têm um acompanhamento de um bolsista, o agente local de inovação, que vai até a empresa, entende as dores, as dificuldades, os desafios e, a partir disso, cria um plano de ação para melhoria.”
Ela afirma que esse “despertar” que o programa oferece para os empresários é essencial para resolução de problemas. “E muitas ferramentas simples, acessíveis, podem trazer bons resultados, aumento de faturamento, novas conexões. O brilho nos olhos do empresário ao final de cada etapa é o que aquece nosso coração. Vemos que estamos cumprindo nosso propósito enquanto Sebrae”, finaliza.
As inscrições para micro e pequenas empresas entrarem no próximo ciclo do ALI Produtividade estão abertas. São cerca de 200 vagas na região e a participação é totalmente gratuita. Empresários interessados podem acessar o site: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/, procurar o Sebrae Aqui mais próximo ou entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP para saber mais detalhes. O telefone é (19) 3412-1070, opção 2.