terça-feira , 13 janeiro 2026
Lar Política Bazilio Gomes e Alvarino Moreira terão seus nomes em bens públicos de Amparo
Política

Bazilio Gomes e Alvarino Moreira terão seus nomes em bens públicos de Amparo

15 09 2025 25a Sessao Ordinaria 74

Os vereadores de Amparo aprovaram o Projeto de Lei nº 48/2025, que denomina Alvarino Moreira de Souza, uma rua no bairro São Judas, e também o Projeto de Lei nº 49/2025, que homenageia Bazilio Gomes Ribeiro com o nome em uma praça no bairro Jardim São Dimas.

A sessão aconteceu dia 15 de setembro, quando familiares dos homenageados prestigiaram a votação. O vereador Farlin Conrado (MDB), autor do PL 48, explicou que a rua está localizada no Loteamento Casalini Bortolini e que Alvarino era um servidor público exemplar. “Sempre demonstrou compromisso, responsabilidade e respeito para com a população. Denominar uma via pública com o seu nome é reconhecer e eternizar a memória de um homem que fez parte da história de nossa cidade, simbolizando o respeito e gratidão aos servidores públicos que dedicam suas vidas ao serviço comunitário”, declarou.

Já o vereador Carlos Fantini (PL), autor do PL 49, discursou sobre a trajetória de Bazilio, que é ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932. “Natural de Monte Sião/MG, ele teve uma vida marcada pelo patriotismo, coragem e dedicação ao serviço público. Mudou-se para São Paulo aos 17 anos em busca de melhores oportunidades, sendo incorporado à Força Pública do Estado de São Paulo. Entre os milhares de paulistas que atenderam ao chamado da pátria, em 1932, estava o então soldado Bazilio que não hesitou em assumir seu posto na frente de batalha. Lutou com bravura nas trincheiras da região de Eleutério, em Itapira/ SP, enfrentando condições precárias, escassez de suprimentos e constantes bombardeios. Durante os combates, foi ferido por estilhaços de granada na perna e sofreu um tiro de raspão no abdômen, sendo afastado da linha de frente e, posteriormente, da Revolução”, contou Fantini. Mesmo ferido, Bazilio permaneceu na Força Pública até alcançar a patente de 2º sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vindo a se aposentar em 1954. No pós-guerra, fixou residência na cidade de Amparo em 1938, onde permaneceu até o seu falecimento, em 1993. O diploma de soldado constitucionalista e suas medalhas foram doados ao Museu Bernardino de Campos, por seu filho, Bazilio Gomes Ribeiro Filho, no ano de seu falecimento.

A Praça Bazilio Gomes Ribeiro é a rotatória existente na Avenida Dr. Roberto Amparo Pastana Câmara, no prolongamento do Jardim Europa com o Jardim São Dimas, que dá acesso à Ponte Oberdanck Expedicto Barbi.

 Assista à sessão AQUI.  

—–

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Filhos de Vladimir Herzog são reconhecidos como anistiados políticos

Os dois filhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar em...

8/01: lembre como a imprensa estrangeira repercutiu condenações do STF

Há três anos, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro – exigindo...

Lewandowski diz que crimes contra o Estado são impassíveis de anistia

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira...

Lula: democracia é obra em construção e deve ser zelada e defendida

Ao relembrar os três anos da tentativa de golpe de Estado, ocorrida...