terça-feira , 14 outubro 2025
Lar Limeira Suzano leva estudantes de escolas públicas e projetos sociais apoiados pela empresa para a Virada Sustentável em São Paulo
Limeira

Suzano leva estudantes de escolas públicas e projetos sociais apoiados pela empresa para a Virada Sustentável em São Paulo

Empresa promoveu concurso estudantil sobre mudanças climáticas e apresentou iniciativas de geração de renda apoiadas pela Suzano na 15ª Virada Sustentável

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, marcou presença na Virada Sustentável 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de setembro, em São Paulo. Nesta 15ª edição do evento, a empresa ampliou sua participação com ações voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de comunidades.

O maior festival de sustentabilidade da América Latina, completou 15 anos de existência com a marca de 55 edições realizadas em diversas cidades do país, promovendo conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como justiça climática, mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva acerca da sustentabilidade.

Entre as iniciativas, a Suzano promoveu, em parceria com a Virada Sustentável e a Reconectta e Movimento Escolas pelo Clima, um concurso cultural com escolas públicas estaduais situadas em municípios de atuação da empresa. Os(as) estudantes foram convidados(as) a produzir vídeos criativos, como poemas, peças teatrais ou outras expressões artísticas, respondendo à pergunta: “Como plantar um futuro mais sustentável e otimista diante das mudanças climáticas?”.

Participaram do desafio quatro escolas: Escola Estadual (EE) Professor Wilson Camargo (Americana/SP); EE Dr. Sentaro Takaoka (Mogi das Cruzes/SP); EE Professor Antônio José de Siqueira (Jacareí/SP), e EE Dr. Flair Armany (Caçapava/SP). As três melhores propostas foram premiadas com troféus, medalhas, livros, brindes da Suzano e certificados do Movimento Escola pelo Clima. Os(as) alunos(as) foram convidados(as) a participar da cerimônia de premiação em São Paulo com todas as despesas custeadas por meio da lei de incentivo. O grupo também participou de uma roda de conversa sobre mudanças climáticas com os especialistas Nathalia Fan Naville (Suzano) e Edson Grandisoli (Reconectta e Movimento Escolas pelo Clima), além de uma oficina de audiovisual e redes sociais conduzida pelo cineasta Gabriel Zerra e Mel Vermelho.

“Para a Suzano, participar da Virada Sustentável significa dialogar com diferentes públicos sobre os desafios climáticos e apresentar soluções que passam pela educação, pela geração de renda e pela valorização de comunidades. Seguimos orientados pelo nosso direcionador de que só é bom para nós se for bom para o mundo e esse evento busca promover justamente o diálogo entre diferentes públicos em busca de um mundo cada vez mais sustentável”, afirmaBeatriz Greco Távora, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.

Projetos sociais

Além da ação educacional, a Suzano também levou ao evento projetos sociais apoiados pela empresa, que apresentaram seus trabalhos e interagiram com o público. Entre os destaques, o grupo Artesãs de São Silvestre (Jacareí/SP), formado majoritariamente por mulheres que encontram no artesanato uma fonte de geração de renda desde 2017; o coletivo Cerâmica Vargem do Tanque (Cunha /SP), dedicado à produção artesanal em argila, preservando tradições locais e fortalecendo a economia da comunidade; o Programa Colmeias (Taubaté/SP), iniciativa que promove a apicultura em áreas de plantio da Suzano, gerando renda e incentivando a conservação ambiental; e o Empreendedores de Americana (Americana/SP), projeto recente em parceria com a Prefeitura, que capacita mais de 40 pessoas em formalização de negócios e marketing digital, além de criar oportunidades de comercialização para os(as) empreendedores(as).

No dia 18, representantes dos projetos ofereceram ao público presente na Virada Sustentável 2025 oficinas de microbordado, cerâmica e fabricação de velas de cera de abelha, aproximando os participantes das práticas desenvolvidas em suas comunidades. Mais do que apresentar os projetos sociais apoiados pela Suzano, o evento também serviu como vitrine para que artesãos(ãs) e produtores(as) pudessem comercializar seus produtos. Essas oportunidades de exposição e vendas reforçam o compromisso da Suzano em incentivar modelos de negócios sustentáveis e inclusivos, que contribuem para a autonomia das comunidades onde a companhia atua.

“A Virada Sustentável 2025 certamente deixa uma marca positiva na vida de todos que participaram das ações realizadas. Para a Suzano, foi muito significativo integrar essa mobilização que trouxe o tema das mudanças climáticas de forma criativa, acessível e inspiradora a diferentes públicos”, destaca Isabel Reis Costa Masagão, gerente de Comunicação e Marca da Suzano.

Sobrea Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

Artigos relacionados

Suzano identifica novos grupos de mico-leão-preto e reforça ações pela biodiversidade

Empresa destaca avanços no uso de tecnologia para proteger espécies ameaçadas e...

Jovens descobrem novos caminhos por meio da leitura em projeto apoiado pela Suzano

 iniciativa Clube de Leitura 2.0 é desenvolvida pelo Observatório do Livro e...

Suzano amplia monitoramento ambiental em São Paulo e reforça combate a incêndios florestais

Companhia contribui com a proteção de mais de 300 mil hectares de...