sexta-feira , 28 novembro 2025
Lar Política Vereadores de Amparo criam Comissão de Loteamentos da atual legislatura
Política

Vereadores de Amparo criam Comissão de Loteamentos da atual legislatura

Uma Comissão Especial para realizar estudos e fiscalizar os loteamentos e novos empreendimentos imobiliários do município foi criada pela atual legislatura da Câmara Municipal de Amparo, por meio da Resolução n° 502/2025, na noite de 29 de setembro.

Autor do Projeto de Resolução nº 11/2025, o vereador Rafael Mendes (PT) justificou o pedido da criação. “Para quem acompanha nossas sessões, ao longo das segundas-feiras, há certo tempo os vereadores vêm trazendo a temática dos loteamentos para esta Casa. Por isso, acredito que está hora de organizar de forma mais eficiente as ações da Prefeitura, através dessa Comissão”, declarou.

Como atividades-fim, a Comissão irá promover estudos e análises sobre loteamentos em desconformidade com normas urbanísticas, ambientais e fundiárias; identificar os principais problemas jurídicos, sociais e ambientais; avaliar propostas de regularização, remediação ou políticas públicas adequadas à realidade local e elaborar diagnóstico e fornecer subsídios técnicos e legislativos para possíveis intervenções, aprimoramento de legislação e ações de fiscalização. “Para isso, poderemos requisitar documentos ou pareceres a órgãos públicos, convocar técnicos para prestarem esclarecimentos, realizar audiências públicas e visitas técnicas”, completou Rafael.

O vereador citou ainda uma Comissão criada em 2022, com o mesmo objetivo, de acompanhar os loteamentos no município. “Considerando a recorrência dos trabalhos, quem sabe não possamos, em algum momento, atualizar nosso Regimento e tornar essa Comissão em Permanente, para a continuidade dos trabalhos”, finalizou.

Os quatro membros da Comissão Especial de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária serão nomeados pelo presidente, vereador Fernando Garcia (MDB), e terá vigência de um ano, com a participação do subscritor do projeto, vereador Rafael Mendes (PT). Também assinam como autores do PR, os vereadores Carlos Fantini (PL), Diogo Canina (PT), Eveline Broleze (Avante) e Osmar Dorigan (PL).

Artigos relacionados

Governo Lula já destinou mais de R$ 3 bilhões para Piracicaba neste ano, destaca Bebel

Montante se refere somente às áreas sociais, da educação e saúde Somente...

Câmara de Amparo realiza Audiência Pública sobre o PPA, LDO e LOA 2026

Aconteceu dia 18 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Amparo,...

Proposta de pagar tributos municipais por Pix é aprovada por vereadores de Amparo

 O Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria do vereador Rafael Mendes...