Iniciativa amplia oportunidades de exportação e geração de empregos em ambos os países
Em visita oficial a San Salvador, capital de El Salvador, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) assinou, nesta segunda-feira (20), um termo de convênio internacional que estabelece a maior parceria econômica já firmada entre os dois países, abrindo novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para empresas brasileiras e salvadorenhas, com potencial de impacto econômico para toda a América do Norte e Central.
Por meio do acordo, empresas do Brasil poderão enviar seus produtos a El Salvador para reindustrialização e posterior venda para toda a América Central, Estados Unidos e México, com o objetivo de driblar as tarifas comerciais impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Essa parceria vai permitir que empresas que produzem em real possam vender em dólar, alcançando até cinco vezes mais faturamento. Além disso, a abertura de negócios em San Salvador terá taxa zero e isenção de impostos, o que favorece a instalação de novos empreendimentos e a geração de empregos, tanto no Brasil, quanto em El Salvador”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.
O convênio também inclui iniciativas na área da construção civil, permitindo que construtoras brasileiras atuem em projetos de urbanização e edificação no país centro-americano, que recentemente liberou o mercado imobiliário, com incentivos fiscais e tributários para investidores estrangeiros.
“No primeiro mandato, o presidente (Nayib) Bukele focou fortemente na segurança pública e, agora, neste segundo mandato, o foco dele é o desenvolvimento econômico. Sorocaba sai na frente e se torna parceira direta nesse processo”, declarou o prefeito Manga.
A assinatura do termo de convênio também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luís Santos, do presidente do Parque Tecnologico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, e de secretários municipais, além do presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Hygor Duarte, e do ex-consul salvadorenho e presidente da Câmara de Comércio El Salvador–Brasil (CCESB), Vidal Sorto Rubio.