Empreendedores expuseram gratuitamente no espaço ‘Compre do Pequeno’
Microempreendedores individuais (MEIs) de Piracicaba e região que expuseram seus produtos na Feira do Empreendedor 2025 (FE25) do Sebrae-SP comemoram os resultados obtidos pela participação no evento. Oito empreendedores foram escolhidos para estar gratuitamente no espaço Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno, que é focado em vendas e relacionamento.
A proposta foi dar protagonismo aos pequenos negócios, ampliando a visibilidade, criando conexões estratégicas com consumidores e parceiros e abrindo novas oportunidades de mercado. Cada um dos 33 escritórios regionais do Sebrae-SP teve um espaço com oito expositores cada. No estado, a região de Piracicaba foi a quarta que mais faturou, com R$ 11,8 mil ao longo dos quatro dias.
Os negócios da região selecionados são de setores diversos, como artesanato, alimentação com produtos embalados e sem consumo no local, moda e acessórios, itens de decoração, produtos de beleza e bem-estar.
A artesã Marisa Yukiko Ueda, de Santa Bárbara d’Oeste, trabalha com amigurumis religiosos e esotéricos, e expôs pela terceira vez no Compre do Pequeno e diz ter colhido bons frutos. “Todos esses anos, nessas três participações que eu tive na Feira do Empreendedor, as vendas e a parte financeira têm sido muito boas. O evento alavanca minhas vendas durante o mês de outubro”, afirma.
No entanto, ela explica que os ganhos vão além dos financeiros: “A participação em palestras que temos acesso nesses quatro dias de evento, a troca de experiências, o feedback que nós temos com um público diferente da região, que é muito bom. É enriquecedor esse retorno, saber que estamos no nicho certo. E, também, conhecer artesãos empreendedores e trocar experiências com outros expositores”, completa.
“É um espaço incrível, os nichos estavam excelentes e com tamanho muito bom”, afirma Sérgio Luiz Fronza, outro empreendedor de Santa Bárbara d’Oeste. Ele trabalha com costura criativa, cria pelúcias, bolsas e outros itens, e já tinha participado do espaço na última edição da Feira do Empreendedor. “Mas neste ano o networking foi muito melhor. Eu consegui ter uma prospecção de negócios mais interessante, fazer contatos bem legais para o futuro. Acho muito legal esse espaço e pretendo participar no próximo ano de novo”, completou.
Conforme a analista de negócios do Sebrae-SP, Cinthia Campos, o espaço Compre do Pequeno funciona como uma vitrine para os pequenos negócios e os resultados neste ano são muito positivos. “Piracicaba ficou entre as melhores regiões do estado em vendas. Isso é muito bom. Além disso, vimos que os nossos empreendedores participantes estavam engajados, se ajudaram, fizeram questão de apoiar uns aos outros. Isso é muito importante para fortalecer parcerias, fazer networking e crescer cada vez mais”, comemora.
“O Compre do Pequeno é focado em vendas, em relacionamento, e os empreendedores abraçaram mesmo essa ideia. Vimos ao longo do evento que muitos deles traziam clientes para o espaço, para conhecer os seus produtos e os dos colegas também. Isso foi muito bacana mesmo”, completa.
Para quem se interessou em participar da próxima edição, Cinthia lembra que é importante ficar atento ao edital público e aos critérios de seleção. “O Shopping Compre do Pequeno é uma chance valiosa de expor produtos e serviços para milhares de pessoas, de forma gratuita. É uma vivência transformadora para os pequenos negócios”, finaliza.











