sexta-feira , 21 novembro 2025
Lar Política Vereadores de Amparo aprovam título de Cidadão Benemérito a ex-vereador, bancário e padre
Política

Vereadores de Amparo aprovam título de Cidadão Benemérito a ex-vereador, bancário e padre

Carlitinho, Carlos Bernardini e Carlos Panassolo são os homenageados

A 34ª sessão ordinária da Câmara de Amparo aconteceu no dia 17 de novembro, quando foram aprovados três Projetos de Decretos Legislativos, concedendo o Título de Cidadão Benemérito a amparenses que se destacaram em suas atividades profissionais.

Dois deles, nº 15 e nº 16, são de autoria da vereadora Karim Oliveira (MDB) e homenageiam o ex-vereador e presidente da Câmara, Luiz Carlos de Oliveira, e o leão Carlos Affonso Bernardini.

Carlitinho de Oliveira, pai da autora, tem o reconhecimento como o vereador de mais mandatos no município, totalizando sete (1982, 1992, 1996, 2000, 2012, 2016 e 2020). Tem ainda, com destaque, passagens profissionais pela Prefeitura de Amparo (1960); nas empresas Têxtil Tapecol e Fasa Industrial (1970); na Polícia Civil do Estado de São Paulo (por 39 anos), tendo sido chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Amparo (até sua aposentadoria). “Sua marca é a unicidade, a independência e o compromisso verdadeiro com o interesse público. Sempre com muito diálogo e responsabilidade, meu pai conquistou o carinho e respeito da população. Essa homenagem não é apenas merecida, mas necessária, como reconhecimento de uma vida totalmente dedicada a Amparo”, declarou Karim. Ela lembrou que Carlitinho, nos 30 anos como parlamentar, teve atuações importantes em projetos que beneficiaram a coletividade como a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), melhorias na infraestrutura urbana, asfaltamentos, incentivo às micro e pequenas empresas, entre outros. “Encerrou sua carreira política em 2024, deixando um legado vivo perpetuado pela continuidade de sua família na vida pública, representada por mim, que fui eleita com 928 votos para seguir os seus passos, com o mesmo espírito de serviço e compromisso com Amparo”.

O outro homenageado, Carlos Affonso Bernardini, está na memória do amparense por seus atendimentos em agência bancária, mas, atualmente, é estimado por trabalhar em projetos sociais e esportivos. Os primeiros passos profissionais, aos 20 anos, foi no Banco do Estado de São Paulo (Banespa), onde permaneceu 31 anos e alcançou o cargo de gerente (1973). Com grande paixão pelo esporte, é um dos fundadores do Velhobol Clube de Campo de Amparo (1969), bem como do campeonato que acontece até hoje. E, como um cidadão comprometido com os valores éticos e humanos, é filiado ao Lions Clube de Amparo desde 1971 – inclusive, já presidiu a instituição – e participante ativo de campanhas sociais. “Aos 90 anos, ele segue contribuindo com a nossa cidade, fortalecendo as instituições, o que nos inspira respeito e grande admiração. Esse título é um gesto de gratidão a alguém que fez e continua fazendo a diferença por nós”, disse Karim.

E, como indicação do vereador Carlos Fantini (PL), foi aprovada a honraria para o padre Carlos Panassolo (PDL nº 17/2025), que, depois de passagens por Monte Alegre do Sul, Jaguariúna e Itapira, retornou para Amparo por dez anos e hoje é pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio de Posse. “Sua trajetória é exemplo de fé, compromisso, liderança e amor ao próximo. Sua dedicação pastoral ultrapassa os limites da evangelização tradicional, alcançando dimensões sociais e humanas que dignificam a missão sacerdotal e enaltecem o nome de Amparo em toda a região”, justificou Fantini.

Padre Carlos viveu sua infância no bairro do Ribeirão, formou-se tecnólogo em Edificação pela Unicamp, bacharel em Ciências Religiosas, Filosofia e Teologia pela PUC-Campinas e ingressou no Seminário Arquidiocesano de Campinas em 1995. Foi ordenado diácono em 30 de dezembro de 2000, na cidade de Monte Alegre do Sul, e presbítero em 29 de março de 2001, na Catedral Nossa Senhora do Amparo. Esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, em Itapira, desde sua criação em 2003 e, entre 2011 e 2021, assumiu a Paróquia São Sebastião do Ribeirão, em Amparo. Entre as diversas ações eternizadas na região, concluiu as obras do Centro de Pastoral São João Paulo II, em Amparo, e o espaço se tornou referência regional. Atualmente, desde fevereiro de 2021, é pároco em Santo Antônio de Posse. “Mesmo diante dos desafios da pandemia, manteve-se próximo de sua comunidade através do projeto Unidos e Conectados, utilizando as redes sociais para levar conforto e esperança. Prosseguiu com a restauração de capelas, o incentivo à vida comunitária e à integração cultural, além de contribuir para a edificação do Monumento à Virgem de Guadalupe, em parceria com o poder público local”, finalizou o vereador.

Assista à sessão AQUI.

Artigos relacionados

Proposta de pagar tributos municipais por Pix é aprovada por vereadores de Amparo

 O Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria do vereador Rafael Mendes...

PSDB mantém quadros históricos e ganha reforço com filiação de ex-prefeito de Campinas-SP

Partido vive momento de reconstrução com montagem de chapas para 2026 e...

Vereadores aprovam títulos de Cidadã Amparense e Benemérita para Ariane Lopes Roza

Especialista em saúde mental e emocional materna, Ariane Andreo Lopes Roza esteve...