Lar Santa Barbara D'Oeste Em discurso, Rafael Piovezan destaca transformação da saúde e parceria com Tarcísio durante inauguração do Cidade Saúde
Santa Barbara D'Oeste

Em discurso, Rafael Piovezan destaca transformação da saúde e parceria com Tarcísio durante inauguração do Cidade Saúde

WhatsApp Image 2026 06 24 at 14.05.25

Prefeito relembra desafios do projeto, homenageia profissionais da saúde e ressalta investimentos que ampliam atendimento em Santa Bárbara d’Oeste

Santa Bárbara d’Oeste viveu nesta terça-feira um dos momentos mais importantes de sua história recente na área da saúde pública. Durante a inauguração oficial do Complexo Cidade Saúde, o prefeito Rafael Piovezan destacou a transformação que o novo equipamento proporcionará ao município e aproveitou a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para agradecer a parceria que vem resultando em investimentos históricos para a cidade.

Em um discurso marcado por emoção, reconhecimento e prestação de contas à população, Piovezan ressaltou que o empreendimento representa um dos maiores investimentos já realizados pelo Município com recursos próprios na área da saúde.

O novo complexo recebeu investimento de aproximadamente R$ 25 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário. O prédio possui quatro pavimentos e cerca de 4 mil metros quadrados de área construída, reunindo diversos serviços de saúde em um único espaço estratégico da cidade.

Segundo o prefeito, a concepção do Cidade Saúde nasceu de uma ideia simples: concentrar os serviços especializados em uma região de fácil acesso para toda a população.

“Nós pensamos onde seria o melhor lugar para reunir os serviços de saúde de Santa Bárbara d’Oeste e concluímos que deveria ser no centro geográfico da cidade, facilitando o acesso de todos, principalmente daqueles que utilizam o transporte coletivo”, afirmou.

A escolha do local também permitiu dar nova utilidade ao antigo Terminal Urbano, estrutura que há décadas não cumpria a função originalmente planejada. O espaço foi incorporado ao projeto justamente para ampliar a mobilidade e democratizar o acesso aos atendimentos.

Durante sua fala, Rafael Piovezan fez uma homenagem especial à ex-secretária de Saúde Lucimeire Rocha, lembrada como uma das principais responsáveis pelo planejamento que deu origem ao projeto.

De acordo com o prefeito, o trabalho desenvolvido pela gestora e por toda a equipe da Secretaria de Saúde serviu como base para a construção do novo modelo de atendimento que agora passa a funcionar no município.

“Ela deixou um legado de trabalho, planejamento e cuidado com as pessoas. Apontou um horizonte para onde a saúde pública de Santa Bárbara deveria caminhar”, destacou.

O prefeito também reconheceu o trabalho do atual secretário de Saúde, Marcos Romanholi, e de toda a equipe da pasta, que participou do desenvolvimento e implantação do complexo.

Entre os avanços anunciados, Piovezan informou que a capacidade de atendimento da rede especializada terá crescimento expressivo. Atualmente, são realizados cerca de 8,5 mil procedimentos mensais. Com o funcionamento completo do Cidade Saúde, a expectativa é alcançar aproximadamente 13 mil atendimentos, um aumento próximo de 50%.

O número de consultórios especializados praticamente dobrará, além da implantação de um espaço dedicado à realização de pequenas cirurgias e procedimentos ambulatoriais, reduzindo deslocamentos e ampliando a oferta de serviços à população.

Outro dado destacado pelo prefeito foi o impacto econômico da nova estrutura. Quando estiver operando em sua capacidade máxima, o complexo contará com cerca de 400 profissionais atuando diariamente.

Durante o discurso, Rafael Piovezan também fez questão de agradecer o apoio recebido do governador Tarcísio de Freitas e do deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O prefeito lembrou que esta foi a quinta visita oficial de Tarcísio a Santa Bárbara d’Oeste desde o início de seu mandato, fato que classificou como demonstração de compromisso com o município.

“Em todas as oportunidades, o governador esteve aqui para entregar algo importante para a cidade. Isso demonstra respeito e atenção com Santa Bárbara d’Oeste”, afirmou.

Piovezan ainda destacou medidas adotadas pelo Governo do Estado que vêm fortalecendo a saúde regional, especialmente a atualização da tabela SUS paulista, iniciativa que, segundo ele, trouxe aproximadamente R$ 13 milhões adicionais para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste em apenas um ano.

“O Governo do Estado teve coragem de fazer aquilo que o Governo Federal não faz há muitos anos: olhar para o financiamento da saúde pública e garantir mais recursos para os hospitais”, declarou.

Além dos investimentos na saúde, o prefeito citou outras conquistas obtidas por meio da parceria com o Estado, como a entrega de caminhões-pipa, obras de pavimentação no Cruzeiro do Sul, a implantação de unidades habitacionais da CDHU e o avanço das obras do Complexo Aquático César Cielo.

Ao encerrar sua fala, Rafael Piovezan agradeceu os servidores municipais envolvidos na execução do projeto, destacando especialmente o secretário de Planejamento, José Eduardo Fornasari, o Zeca, responsável pela concepção da obra, e o secretário de Obras, Amilton Godoy Caducchioli, que acompanhou toda a execução dos trabalhos.

“Hoje é um dia de felicidade para todos nós. Este prédio representa planejamento, trabalho sério e respeito à população. É uma obra que vai transformar a vida dos barbarenses e fortalecer ainda mais a saúde pública da nossa cidade”, concluiu.

A inauguração do Cidade Saúde contou com a presença de autoridades estaduais, municipais, lideranças religiosas, profissionais da saúde e moradores que acompanharam a entrega daquele que passa a ser considerado um dos mais modernos complexos públicos de saúde da Região Metropolitana de Campinas.

Fonte: SB24Horas

Artigos relacionados

Tarcísio elogia gestão de Rafael Piovezan durante inauguração do Cidade Saúde

Governador libera mais R$ 3 milhões para a saúde, destaca ousadia do...

DAE de Santa Bárbara promove Programa “Bacia Caipira” 2026

Com o lema “Entre margens e memórias: o rio que guarda histórias...

Prefeitura de Santa Bárbara abre inscrições para edital PNAB – Fomento Cultural 2026

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura...