Prepare-se para uma jornada encantadora pelo universo dos alimentos com o espetáculo infantil “Alice no País das Hortaliças”. A peça convida o público a mergulhar no mundo da culinária de forma lúdica e divertida, reforçando a importância de uma alimentação equilibrada desde a infância, com destaque para o consumo de frutas, legumes, verduras, a hidratação adequada e os benefícios de hábitos saudáveis.
Inspirada em uma adaptação contemporânea de “Alice no País das Maravilhas”, o texto é assinado por Gustavo Libanori — indicado ao Prêmio APCA 2023 de Melhor Adaptação Infantojuvenil — e conta com direção de Bruno Ferian. A história começa durante as férias da protagonista que, logo no primeiro dia, acaba quebrando o braço, vendo seus planos de diversão irem por água abaixo. Impedida de brincar com os amigos, Alice precisa passar os dias em casa, acompanhando a rotina da família na cozinha.
Filha de um cozinheiro responsável pelas refeições do lar, Alice não se mostra nada animada com os ingredientes escolhidos pelo pai. No entanto, ao longo desse dia aparentemente comum, a cozinha se transforma em um espaço mágico: personagens inusitados surgem para apresentar à menina a diversidade de frutas, verduras e hortaliças, mostrando como uma boa alimentação pode ajudá-la a se recuperar mais rápido e voltar a brincar antes do fim das férias.
De forma sensível e divertida, o espetáculo propõe a descoberta de novos sabores e hábitos, reforçando a importância de uma alimentação saudável — especialmente em um cenário em que cerca de 39% das crianças brasileiras enfrentam quadros de obesidade e sobrepeso.
Ao utilizar a arte como ferramenta de conscientização, “Alice no País das Hortaliças” vai além do entretenimento. A peça desperta a curiosidade, a imaginação e incentiva escolhas mais saudáveis, mostrando que comer bem também pode ser uma experiência prazerosa, colorida e cheia de encanto.
Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAc, com patrocínio da Broto Legal e Urbano Alimentos, além do apoio da AFAF Consultoria e Secretaria de Cultura de Campinas.
FICHA TÉCNICA:
Autor: Gustavo Libanori
Direção: Bruno Ferian
Elenco: Ana Carolina Madrigrano, Guilherme Campos, Kaique Marinho, Lucas Caparrós, Lya Bueno e Marina Branco
Direção Musical: Everton Gennari
Músicas: Gustavo Libanori e Everton Gennari
Cenografia e Figurino: Priscila Soares
Cenotécnico: Mateus Fiorentino
Assistente de figurino: Samantha Macedo
Aderecista: Nathalia Campos
Assistência de adereços: Douglas Aguirre
Bonecos: Rafaella Mozz e Salv Borges
Iluminador: João Fernandes
Técnico de luz: Vini Hideki e João Fernandes
Técnico de som: Lucas Quelle
Visagismo: Matheus Paulella
Coreografias: Rodrigo Lopes
Contrarregras: Amanda Anequini e Iuri Lupetti
Design Gráfico: Leonardo Ferrari
Fotografia Estúdio: Juliana Hilal
Fotografia Still: Yasmin Oliveira
Estúdio de som: Nascer do Som
Técnico de estúdio: Gabriel Francis
Coordenação geral: Bruno Ferian
Produção executiva: Rodrigo Lopes
Assistente de Produção: Ana Káthia Guerra
Conteúdo gastronômico: Juliana Lopes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Realização: Mercúrio Cultural
SERVIÇO
Peça – “Alice no país das Hortaliças”
Dia: 10 de janeiro (sábado)
Horário: 15h
Local: Teatro Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Entrada Gratuita – Os ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação, no teatro.
*Acessibilidade em Libras
SOBRE A MERCÚRIO CULTURAL
A Mercúrio Cultural surgiu da vontade de darmos vida as nossas ideias artísticas, colocá-las em prática e levá-las para os mais diferentes públicos nos mais diversos lugares onde nossas asas puderem nos levar.
Sediada na capital paulista e na cidade de Campinas, a Mercúrio Cultural atua desde 2014, na produção de espetáculos teatrais adultos e infantis, elaboração e produção de projetos via leis de incentivo e editais, oficinas de formação, festivais culturais, entre outros, dialogando com excelentes profissionais e com foco na democratização de acesso à cultura e formação de plateia.
Fundada pelo ator e publicitário Bruno Ferian, nosso time também é formado pelo ator e produtor Rodrigo Lopes, ambos com atuação no mercado artístico há mais de quinze anos.
Em dez anos de atividades, foram desenvolvidos 20 projetos inéditos e realizadas turnês em diversas cidades do Brasil, além de temporadas na capital paulista, levando a arte teatral para mais de 300.000 espectadores. Tudo isso só foi possível graças ao apoio e patrocínio de empresas que acreditam em nosso trabalho e no poder de transformação social que a cultura exerce.
Saiba mais sobre a produtora no site www.mercuriocultural.com.br ou pelas redes sociais no Facebook (www.facebook.com/mercuriocultural) e Instagram (www.instagram.com/mercuriocultural).













