quarta-feira , 18 fevereiro 2026
Lar Piracicaba Bebel prestigia o carnaval e destaca a importância da cultura popular
PiracicabaVariedades

Bebel prestigia o carnaval e destaca a importância da cultura popular

18 02 26 1 Bebel prestigiando o carnaval de rua de Piracicaba na noite de segunda feira

Deputada prestigiou carnaval de Piracicaba e participou do Bloco Educa, da Apeoesp, e de outras atividades de Momo

A deputada estadual Professora Bebel (PT) fez questão de prestigiar o carnaval de Piracicaba, acompanhado as atividades de segunda-feira à noite, 16 de fevereiro, na Rua do Porto, do Bloco do Amor, e destacou a importância da cultura popular. “Carnaval é cultura, é identidade, e o nosso povo. O Bloco do Amor tomou as ruas de Piracicaba e reafirmou aquilo que sempre defendemos: o carnaval é cultura, é identidade e é a expressão viva do nosso povo”, escreveu em suas redes sociais.

Para Bebel, celebrar o carnaval é valorizar a cultura brasileira, “é reconhecer a força das nossas raízes, da nossa música, da nossa alegria e da nossa resistência. É o momento em que o povo ocupa as ruas com liberdade, diversidade e pertencimento. Defender o carnaval é também defender políticas públicas de incentivo à cultura, porque investir na cultura é investir nas pessoas, na economia local e na construção de uma sociedade mais justa e viva. Viva o carnaval! Viva a cultura brasileira!”

Antes de participar das festividades carnavalescas na cidade, a  deputada Professora Bebel esteve no Bloco Educa, da Apeoesp, que saiu de frente da sede da entidade, em São Paulo, na Praça da República. Cantando a marchinha voltada à educação, a Professora Bebel, que também é primeira presidenta da Apeoesp, destacou que a luta também se faz com alegria no coração e samba no pé! “Uma imensa alegria participar deste Bloco Educa, dos professores e professoras da Apeoesp, do qual tenho imenso orgulho de ser a madrinha”.

Centenas de professores cantaram marchinhas, sambaram e gritaram palavras de ordem contra o desmonte da educação pública no estado de São Paulo. Neste ano, a homenageada do Bloco Educa foi a economista Maria da Conceição Tavares, uma das principais fundadoras do Partido dos Trabalhadores. Também foi homenageada a professora Margarida, que faleceu recentemente. Bebel participou ao lado da deputada federal Juliana Cardoso e também falou da importância da reeleição do presidente Lula, assim como eleger uma forte bancada de deputados, deputadas, senadores e senadoras progressistas, que possam dar suporte ao projeto de um país mais justo.

Já na terça-feira de carnaval, 17 de fevereiro, Bebel esteve novamente em São Paulo, participando do trio da Salete Campari, celebrando o carnaval como espaço de alegria, mas também de afirmação de direitos. “O Brasil ainda é um dos países que mais registra violência contra pessoas LGBTQIA+. Essa realidade nos exige posicionamento. Defender a vida, combater o preconceito e garantir dignidade não é pauta ideológica — é compromisso com os direitos humanos. Estarei sempre ao lado de quem luta por respeito. No Bloco da Salete Campari, celebramos o Carnaval como ele é: encontro, cultura popular, diversidade e alegria nas ruas. A festa é espaço de celebração, mas também de consciência. É onde o povo se expressa, se manifesta e reafirma valores que não podem ser esquecidos. Defender a vida, combater a violência e garantir respeito a todas as pessoas não é pauta de ocasião — é compromisso permanente. Que a alegria seja grande. Que o respeito seja ainda maior, e que o Carnaval siga sendo palco de festa, de luta e de humanidade”, escreveu em suas redes sociais.

Já na noite de terça-feira de Carnaval, a deputada Professora Bebel esteve prestigiando as escolas de samba da cidade de Taquaritinga, ao lado dos companheiros, presidente do Partido dos Trabalhadores, Renato Scardoelli e da vereadora Mirian Ponzio. “O Carnaval de Taquaritinga é marcado pela alegria popular, pela forte participação da comunidade e pela tradição dos blocos carnavalescos que tomam as ruas com música, cores e animação”, destacou.

Sua participação no carnaval foi encerrada na cidade de Matão, aonde foi recebida pelo prefeito Cido Ferrari e pelo secretário de Esportes e Turismo, Orlando Marchesan. Bebel conta que há 20 anos, com o governo do PT, o município ganhou essa festa com acesso gratuito da população, reunindo cerca de 20 mil pessoas, que, de forma democrática, aproveitam os shows, comidinhas típicas e várias atrações, ao longo dos cinco dias do evento.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

BC decreta liquidação do Banco Pleno, presidido por ex-sócio do Master

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno. Anunciada nesta...

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira...

Feira de Adoção leva cães e gatos ao Paulínia Winner Mall Shopping no próximo dia 21

Ação da Prefeitura acontece das 10h às 15h Neste sábado (21), das 10h...