Lar Charqueada Charqueada lança Livro “Músicas Contadas de Pedro Racosta”
CharqueadaCidades

Charqueada lança Livro “Músicas Contadas de Pedro Racosta”

A Divisão de Cultura do município de Charqueada realizou, nesta última terça-feira (25), o lançamento do livro “Músicas Contadas de Pedro Racosta”, um material que reúne canções entre as mais de 180 obras do compositor charqueadense Pedro Racosta.

A autora da seleção das canções é a professora e supervisora de ensino Márcia Regina Balbino. Em sua curadoria, buscou escolher letras que estabelecessem um diálogo com a educação, na tentativa de aproximar as obras do músico das crianças do município e da região.

“Este livro fala mais da nossa cultura do que imaginamos. É um material de referência, com uma identidade cultural muito forte, sendo um livro que traz obras de um artista de Charqueada, contado e ilustrado por gente de Charqueada. Pedro Racosta foi expoente na manifestação artística do município, é um poeta, um músico, um amante da arte. Poder trabalhar com suas obras e hoje ter um material como este em Charqueada permite que possamos eternizar os feitos deste artista, levando seu nome para esta geração e para tantas outras que virão. Como sou feliz nesta produção, que oportunidade incrível poder mostrar ainda mais para a cidade e para toda a região este trabalho impecável do nosso músico Pedro Racosta”, disse João Pedro Castilho, diretor de cultura de Charqueada.

A obra, além das canções e poesias do artista, conta também com diversas ilustrações feitas por 14 artistas charqueadenses, sob a coordenação do artista plástico Sérgio Esteves, que foi o curador responsável pela produção do livro.

O livro está sendo distribuído gratuitamente no Centro Cultural de Charqueada, com quantidade limitada.


Pedro Racosta

Pedro Racosta nasceu em 29 de junho de 1934, em Ipeúna, interior de São Paulo, filho de Jacob Antônio Racosta e Aurora Nunes Racosta. É o quarto filho de uma família de seis irmãos.

Desde a infância, mostrou carinho e gosto por cantar. Aos doze anos, ganhou seu primeiro violão, que aprendeu a tocar sozinho. Autodidata, passou a produzir músicas, letras e melodias que retratavam sentimentos profundos, a vida e o amor pela arte, acumulando um acervo de aproximadamente 180 obras.

É o artista responsável pelo Hino do Município de Charqueada, “Canto de Amor a Charqueada”, gravado no município em 1997.

Ganhou diversos prêmios em festivais da região, com destaques como: o 1º Festival de Música Popular de Piracicaba, realizado em 15 de agosto de 1967, onde sua música “Felicidade de Caboclo” foi gravada na faixa sete do disco do festival; o 3º lugar no 7º Festival de Música Cristã de São Pedro; e o 1º lugar no Festival de Música Popular de Charqueada.

Artigos relacionados

Paulínia Winner Mall Shopping oferece descontos de até 70% no Dia do Consumidor neste sábado (15)

Os clientes podem aproveitar a data com ofertas e condições especiais nos...

Prefeito Vitão entrega 3 novas motos para serviços do SAAE Capivari

Em comemoração aos 55 anos de Capivari, o Serviço Autônomo de Água...

Itinerantes:  Kombi no Circo chega à Festa da Uva de Vinhedo

A tradicional Festa da Uva de Vinhedo contará com uma programação especial...