Lar Santa Barbara D'Oeste Denis Andia trabalha por um transporte público mais acessível
Santa Barbara D'Oeste

Denis Andia trabalha por um transporte público mais acessível

IMG 7388

Um programa nacional que visa reduzir as tarifas de ônibus é um dos trabalhos já iniciados por Denis Andia à frente da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana.

O primeiro e importante passo para isso foi a aprovação do Marco Legal do Transporte Público, nova lei apresentada e liderada pelo ex-prefeito barbarense em Brasília, aprovada e sancionada.

A partir dessa lei, que reorganiza as atividades e operações do transporte público em todo o Brasil, abrem-se as portas para a criação do Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM) — uma espécie de SUS do transporte público coletivo, visando integrar investimentos federais, estaduais e municipais para garantir tarifas menores aos brasileiros.

“Algumas etapas já foram superadas para a criação do SUM. Ampliamos os investimentos em infraestrutura, renovação de frotas e agora temos o Novo Marco Legal, que permite a construção de um programa de financiamento que vai reduzir as tarifas em todas as cidades do Brasil”, afirma Denis Andia.

A ideia é permitir que os governos estaduais e a União também possam investir nos sistemas, para que os preços das passagens fiquem menores para os usuários. Atualmente, o governo federal já conta com recursos arrecadados, mas não integralmente utilizados para essa finalidade, como os provenientes do vale-transporte dos trabalhadores. O SUM permitirá canalizar essa e outras fontes de recursos em benefício dos passageiros.

“Quanto mais acessível for o transporte público para o cidadão, mais pessoas o utilizarão. E, com mais pessoas no transporte público, haverá menos carros e motos nas ruas. Trânsito melhor, maior mobilidade urbana e menos acidentes. Todos ganham”, ressalta Andia.

Essa é uma ideia antiga que começou a sair do papel para se tornar realidade, em grande parte devido ao trabalho técnico e político conduzido pelo ex-prefeito barbarense em Brasília.

“Muitos prefeitos sonham com a Tarifa Zero no transporte público. Esse é o caminho para que ela se torne realidade. Quando administrei Santa Bárbara d’Oeste, implantei a tarifa zero aos sábados. Isso mudou a dinâmica da cidade e fortaleceu muito o comércio local, reflexo que permanece até hoje. Essa experiência foi pioneira no Brasil e passou a ser referência em todo o país”, lembrou Denis.

Agora, como pré-candidato a deputado federal, Denis Andia pretende trabalhar pela aprovação das leis complementares que permitirão ao SUM avançar e ser implantado.

Fonte: SB24Horas

Artigos relacionados

DAE de Santa Bárbara e estudantes promovem ação de recuperação de nascente no bairro 31 de Março

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realizou...

Santa Bárbara d’Oeste confirma participação em 31 modalidades nos 68º Jogos Regionais de Itatiba

A Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’Oeste confirmou participação...

Clínica Veterinária Meu Pet terá castração gratuita entre os dias 1º e 5 de julho

Santa Bárbara d’Oeste terá uma ação de castração gratuita para cães e...

Diretora do DAE de Santa Bárbara d’Oeste é a primeira mulher eleita presidente regional da Assemae-SP

A diretora superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa...