Escolas Noedir Mazzini e Colégio Integrado tiveram disputa acirrada
Ao todo, seis duplas disputaram a final da 1ª Olimpíada da Cidadania de Amparo, ocorrida dia 29 de outubro. A competição reúne alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares e testa os conhecimentos dos estudantes sobre a Constituição Federal, estudada pelo livro Constituição em Miúdos.
Com a diferença de um ponto, a dupla da E.E. Noedir Mazzini, Anna Clara Moraes e Sophia Conti venceu a dupla do Colégio Integrado, Heloise Marchi e Izadora Peres. Anteriormente, elas participaram de eliminatórias que envolveram 14 duplas de oito escolas, sendo: COC Amparo, Colégio Gênesis, Colégio Integrado, Colégio Villa Lobos, E.E. Coriolano Burgos, E.E. Dionysia Gerbi Beira, E.E. Noedir Mazzini e Sesi Amparo.
Após a primeira rodada com dez questões e que também teve a diferença de um ponto, as duas duplas foram para o desempate com mais cinco questões. As outras quatro duplas da final eram Ana Clara Mendes e Maria Julia Ricardo (Dionysia), Júlio Stacioni e Miguel Guidi (COC), Dhara Mayuri e Pietro de Souza (Sesi) e Gabriel Catini e Sophia Barreiros (COC). Promovida pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal, a disputa foi conduzida pelos servidores Carlos Alves, Sthefanie Fabbri e Maria Paula Feichas.
O presidente da Casa, vereador Fernando Garcia (MDB), agradeceu a confiança, participação e engajamento de cada escola. “Sem a adesão das escolas não teríamos conseguido realizar a primeira edição. É um grande projeto, que desejamos ampliar para mais escolas, valorizando a formação cidadã de nossos jovens amparenses e fortalecendo a participação democrática desde cedo”, declarou.
O secretário municipal de Educação, Sérgio Fagundes, prestigiou o evento e declarou: “quero cumprimentar os alunos, as famílias, e parabenizar o trabalho dessa Câmara, pois é um assunto extremamente importante. Ver nossos alunos, desde cedo, aprendendo sobre a Constituição, a Carta Magna do país, é fantástico. Com certeza são pessoas que já fazem e vão fazer a diferença na sociedade, mudando realidades e corrigindo distorções”.
O vereador Rafael Mendes (PT), que também integra a Escola do Parlamento, destacou a presença de torcidas e familiares no evento. “Ficamos felizes de ver a mobilização e, principalmente, o preparo das equipes. Foi um sucesso e certamente vocês levarão essa experiência para o resto da vida de vocês!”, avaliou. As duplas finalistas ganharão uma viagem educativa à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Assista à final AQUI.











