sexta-feira , 24 outubro 2025
Lar Piracicaba Empreendedores de Piracicaba e região valorizam tradições do interior na FE25
Piracicaba

Empreendedores de Piracicaba e região valorizam tradições do interior na FE25

Evento reuniu milhares de pessoas ao longo de quatro dias, impulsionando a inovação, networking e oportunidade de desenvolvimento dos negócios

Empreendedores de Piracicaba e região marcaram presença na Feira do Empreendedor 2025 (FE25) na última semana. O evento reuniu mais de 100 mil pessoas ao longo de quatro dias, impulsionando a inovação, networking e oportunidade de desenvolvimento dos negócios. As empresas da região levaram produtos e serviços que valorizam cultura, gastronomia, turismo e vocações locais.

A região de Piracicaba teve ao todo 21 expositores em vários espaços da feira. São negócios de vários portes e que atuam em setores diversos. Gisele Kuhn Vitalino, da Kim Docê, levou seus brigadeiros exóticos para o espaço Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno. Os quitutes com sabores que remetem a Piracicaba fizeram sucesso na FE25.

“Trouxemos o Rio Piracicaba, que foi uma criação da KimDocê, que tem um sabor de cacau amargo para representar a terra, a flor de sal que representa as águas minerais e o melaço de cana, que é muito tradicional na região. Também tivemos brigadeiro de pamonha que tem o formato do milho, o de caipirinha com cachaça piracicabana e o de caldo de cana”, conta.

Piracicabana orgulhosa, ela explica que o amor pela tradição e cultura da cidade a fez investir nesses sabores. “A gente tem muita cultura, muita coisa boa, e temos que usar isso. Precisamos estudar a história e ver o que Piracicaba oferece para nos ajudar. E fortalecer ainda mais a nossa cidade.”

E ela não foi a única a espalhar as delícias do interior pela FE25. Marco Antonio Bollis, da Gianni Produtos Artesanais, teve um estande na Arena São Paulo de Destinos e Sabores. A empresa produz diversos itens de charcutaria com sabores variados. A degustação ao longo dos quatro dias de evento fez sucesso entre os visitantes.

“A gente quer trazer o sabor e a qualidade para mais pessoas provarem, e realmente sentirem todo o carinho que a gente trabalha nos nossos produtos. São itens artesanais, tem um ‘quê’ de interiorano, e a gente traz isso por meio do sabor, qualidade e beleza dos produtos. O objetivo é vir, mostrar a marca e deixá-la conhecida. A gente é pequeno, lá do ‘fundinho’ do interior, vir aqui para a capital… E a aceitação está sendo maravilhosa”, comemora.

Marcelo Basso, criador da Rota Cervejeira, aproveitou a oportunidade do evento para valorizar o turismo em Piracicaba no Eixo ESG Impacto Social e Ambiental. A cidade tem reconhecida uma cadeia produtiva local (CPL) de máquinas e equipamentos para cervejarias, e o setor tem crescido e ficado cada vez mais popular.

“Hoje são mais de 12 fábricas de cerveja em Piracicaba. E a gente sempre coloca no passeio da Rota Cervejeira alguns pontos turísticos também. É uma dupla valorização da cidade, tanto dos seus bens culturais e turísticos, como também da gama de cervejas muito boas que estão em todo o território nacional.”

E não apenas Piracicaba, mas outras cidades da região também tiveram destaque na FE25. Empresários do setor de semijoias e brutos de Limeira se reuniram para a Jornada da Joia, uma atração no Eixo Comece seu Negócio que tem o intuito de valorizar a cadeia das semijoias – já que a cidade é a Capital Nacional da Joia Folheada e tem uma cadeia produtiva local reconhecida do segmento. É o segundo ano consecutivo da atração no evento e o estande atraiu muitos visitantes.

“Nós gostamos de falar sobre Limeira, de mostrar que a capital do folheado também pode ser a capital das indústrias de semijoias no bruto”, explica. “Pela cidade ser interior, entendemos que São Paulo é onde a gente consegue abranger mais pessoas. Nós trazemos a parte da fabricação, quantas indústrias, galvânicas e fábricas nós temos. É muito importante para valorizar cada vez mais a nossa cidade”, completa.

Valorização das vocações

Conforme Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba todo esse cenário de impulsionar as tradições do interior vem ao encontro de um movimento que já vem sendo incentivado pela instituição, que é a valorização das vocações regionais, principalmente por meio das cadeias produtivas locais (CPLs).

As CPLs são concentrações geográficas de empresas de um mesmo setor ou segmento, que trabalham com cooperação entre si e com entidades. Na prática, essa organização faz com que elas possam compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover inovação. O Sebrae-SP apoia e é um dos parceiros estratégicos do programa, além de atuar com capacitação e informações para que esses aglomerados inscrevam seus projetos de CPL.

“Nós tivemos este ano 12 CPLs reconhecidas na nossa regional, o que mostra como as entidades e instituições estão se organizando. Ter essa proposta delas aqui, ter exemplos de empresas que participam dessas cadeias aqui na Feira do Empreendedor, é algo que tem total conexão com o que já está acontecendo no estado de São Paulo.”

Orgulho de casa

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba promoveu 22 caravanas para a Feira do Empreendedor este ano, totalizando 848 pessoas levadas gratuitamente para o evento. Os ônibus e micro-ônibus partiram ou passaram por 15 cidades da região, levando empreendedores e pessoas que pretendem abrir o próprio negócio.

Oswaldo Martins Prates da Fonseca, proprietário da Kuileymed Ortopédicos, visitou o evento por meio do ônibus que partiu do Pecege, em Piracicaba, no dia 16. Ele foi buscar mais conhecimento sobre gestão e empreendedorismo e gostou de encontrar produtos piracicabanos em um evento tão grande.

“Eu acho que tem que divulgar as tradições da cidade. Nós temos orgulho de Piracicaba pelas diversas características, o sotaque mais pesado, a pamonha que é conhecida no mundo inteiro, e outras coisas também. Eu acho importantíssimo trazer em qualquer lugar que for, tem que divulgar as coisas da nossa região.”

A advogada e coordenadora da Faculdade Pecege, Angelina Cortellazzi Bolzam, também foi na caravana do Pecege e ficou feliz de encontrar expositores de Piracicaba e ex-colegas empretecos no evento. “A gente viu muitas cidades pequenas com representatividade. No meu caso, vi pessoas que reconheci que fizeram Empretec comigo e tinham o sonho de ter um estande aqui na feira e esse ano estão aqui. É muito bonito ver que Piracicaba ganha um grande destaque numa feira em São Paulo”, completa.

Artigos relacionados

Oficina Circense na Periferia com os Palhaços tampa e Panela

O Mês das Crianças deste ano vai ser inesquecível para a criançada...

20ª edição Piraí Fest acontece de 16 a 19 de outubro

A partir da próxima quinta-feira a cidade de Piraí recebe chefs renomados, muita...