Lar Política Pais e responsáveis por pessoas com deficiência terão prioridade de atendimento em Amparo
Política

Pais e responsáveis por pessoas com deficiência terão prioridade de atendimento em Amparo

09 06 2025 16a Sessao Ordinaria 38
Vereadora Eveline Broleze (Avante)

“Garantir prioridade não é privilégio, é um gesto de reconhecimento, buscando tornar nossa cidade mais humana, justa e inclusiva. Mães, pais e cuidadores assumem uma jornada exaustiva e invisibilizada. Essas pessoas enfrentam filas, discriminação e ainda são o pilar de sustentação do cuidado”, essa é a justificativa da vereadora amparense Eveline Broleze (Avante), ao propor e aprovar o Projeto de Lei nº 23/2025.

A sessão ordinária ocorreu no dia 9 de junho quando, por unanimidade, os vereadores aprovaram tornar lei a prioridade no atendimento para mães, pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência (PcD) em estabelecimentos públicos e privados de Amparo. “E, muito importante, é informar que a prioridade deverá ser garantida ainda que a pessoa com deficiência não esteja presente desde que comprovado com documentação oficial”, esclarece Eveline.

No texto do projeto são citadas a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), bem como a Política Nacional de Cuidados (Lei nº 15.069/2024). “É um movimento muito bonito olhar para as pessoas que cuidam daquelas que têm algum tipo de deficiência. Parabenizo e reforço o art. 4º que diz que o descumprimento sujeita o infrator às penalidades, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, demonstrando total coerência na proposta”, declarou o vereador Rafael Mendes (PT).

Estabelecimento de prazos, responsabilidades na fiscalização, canais de denúncia e a criação de mecanismos práticos para a identificação dos cuidadores também estão identificados na proposta de lei que foi aprovada.

Assista à sessão AQUI.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Quebra do sigilo do Banco Master sai da pauta da CPMI do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador...

Entidades pedem veto à criação da licença indenizatória no Legislativo

Dez organizações da sociedade civil enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da...

Haddad pede que Congresso enfrente problema dos supersalários

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta sexta-feira (6) a aprovação...

Alckmin elogia suspensão do pagamento de penduricalhos por Flávio Dino

O vice-presidente da Republica e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...