Lar Santa Barbara D'Oeste Prefeito Rafael Piovezan e vice-prefeito Felipe Sanches apresentam o Cidade Saúde em visitas guiadas
Santa Barbara D'Oeste

Prefeito Rafael Piovezan e vice-prefeito Felipe Sanches apresentam o Cidade Saúde em visitas guiadas

22062026 visita cidade saude colaboradores 7

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e o vice-prefeito Felipe Sanches vêm conduzindo visitas guiadas ao Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”, estrutura que será inaugurada nesta quarta-feira (24), às 9h30, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

“Este prédio é a consagração de um trabalho que vem sendo feito ao longo de muitos anos. É um sonho que está sendo realizado e, ao mesmo tempo, um legado importante que fica para a população de Santa Bárbara d’Oeste. Estamos falando da maior transformação da Saúde Pública do nosso Município, com uma estrutura que reorganiza e amplia a capacidade de atendimento da rede. E a presença do governador Tarcísio de Freitas na inauguração reforça ainda mais esse trabalho, dando ainda mais peso e relevância a este importante investimento do Município”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.

Nesta segunda-feira (22), houve uma visita direcionada a profissionais da imprensa. Na sequência, estiveram no local vereadores, secretários da Prefeitura, servidores municipais e representantes do Judiciário. À noite, o espaço recebeu lideranças políticas e religiosas.

As visitas seguem na noite desta terça-feira, com empresários, empreendedores, parceiros, loteadores, organizações da sociedade civil e representantes de faculdades. O Cidade Saúde fica no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antonio Carlos de Souza (Antonio da Loja), no Jardim Alphacenter.

“Essas visitas são fundamentais neste momento que antecede a inauguração, pois permitem que diferentes segmentos da sociedade conheçam de perto a estrutura, compreendam a dimensão do investimento realizado e entendam como os serviços serão organizados. É também uma forma de garantir transparência, diálogo e alinhamento com a população e com as instituições parceiras”, afirmou o vice-prefeito Felipe Sanches.

Homenagem

Entre os visitantes, estavam familiares da ex-secretária de Saúde Lucimeire Cristina Coelho, que comandou a pasta de 2016 até seu falecimento, em 2024, e hoje empresta o nome ao Cidade Saúde, a partir de uma lei de autoria do prefeito Rafael Piovezan. Estiveram presentes o esposo Kleber Soares da Rocha, a mãe Luzia Coelho Bonfim, a irmã Regiane Bonfim e os filhos Rafaela e Breno Coelho Rocha.

“Tenho décadas de trabalho com a Lucimeire, e ela sempre foi uma guerreira. Nunca faltou a ela a coragem para enfrentar os desafios. E agora fazemos essa homenagem pelo legado e por toda a história que ela construiu. A Lucimeire deixou uma equipe que se dedicou todos os dias para fazer o melhor e honrar todo o trabalho que ela fez na Prefeitura”, ressaltou o prefeito Rafael Piovezan.

O esposo de Lucimeire destacou toda a luta dela para que Santa Bárbara d’Oeste pudesse contar com uma estrutura como o Cidade Saúde.

“O foco dela era fazer o melhor pela cidade e pela população. Então, sem dúvidas, ela amaria muito este momento. É gratificante essa homenagem, porque era um sonho dela, e pode ter certeza de que ela está presente, eu sinto isso. E ela está muito feliz”, declarou Kleber.

Formada em Serviço Social pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano), Lucimeire era especialista em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Medicina de São Paulo e especialista em Regulação em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês.

Era servidora pública concursada no Município desde 1999, atuando como assistente social da Saúde, coordenadora do Pronto-Socorro “Dr. Afonso Ramos”, do Serviço Social da Saúde, do Centro Médico de Especialidades e da Central de Regulação Municipal, além de diretora de Gestão Estratégica em Saúde e secretária de Saúde.

Lucimeire teve uma carreira marcada pelo comprometimento e dedicação, sendo uma defensora ativa do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos seus representantes. À frente da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas e programas voltados para o bem-estar da população. 

Além de sua atuação local, Lucimeire também foi uma representante ativa dos gestores da CIR (Comissão Intergestores Regional) Metropolitana de Campinas junto ao COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), onde também atuou como diretora, sendo protagonista no desenvolvimento e fortalecimento da Saúde em âmbito regional. Ela faleceu em 14 de janeiro de 2024, aos 48 anos.

Sobre o Cidade Saúde

O Cidade Saúde reunirá setores estratégicos da Saúde Municipal, como Centro de Especialidades, Central de Regulação, Vigilância em Saúde e Farmácia Municipal, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a integração dos serviços. Cerca de 300 pessoas vão trabalhar no local.

A estrutura abrange consultórios de especialidades, salas de enfermagem, farmácia, recepção, triagem, salas de reunião e setor administrativo.

O complexo também conta com geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, o que representa uma economia estimada de cerca de R$ 180 mil por ano. Além disso, o projeto inclui iluminação e ventilações naturais, lâmpadas de LED e sistema de ar-condicionado, garantindo conforto aos usuários e profissionais.

O Cidade Saúde contará com consultas integradas, por meio das chamadas OCIs (Ofertas de Cuidados Integrados), bem como mutirões de exames e procedimentos, incluindo cirurgias de pterígio e catarata e nasolaringoscopias, entre outras ações voltadas à redução das demandas reprimidas no Município.

Outro avanço importante será a ampliação dos atendimentos oftalmológicos, que passarão a contar com estrutura moderna, maior número de consultórios e equipamentos atualizados, proporcionando mais capacidade de atendimento e maior efetividade nos serviços prestados.

A rede de cuidados também será fortalecida com a criação do Ambulatório de Ostomia e do Ambulatório de Feridas, além da implantação de novos serviços como os de grupos educativos voltados à obesidade infantil e ao diabetes tipo 1.

Outro diferencial será a implantação do Centro de Procedimentos Ambulatoriais, ampliando o acesso da população a procedimentos odontológicos, dermatológicos, urológicos e pequenas cirurgias. A unidade também terá farmácia integrada, permitindo que o paciente retire alguns dos medicamentos prescritos no próprio local.

A expectativa é de realização de 12 mil a 13 mil procedimentos mensais, consolidando um modelo de atenção mais eficiente, integrado e alinhado às diretrizes do SUS

Fonte: SB24Horas

Artigos relacionados

Comusa convida população para Reunião Plenária de Saúde no próximo dia 30

O Comusa (Conselho Municipal de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste realiza no...

Talentos formados nas oficinas culturais ganham palco na 4ª Mostra de Artes Caminhos da Cultura em Santa Bárbara d’Oeste

Depois de meses de aprendizado, dedicação e desenvolvimento artístico, centenas de alunos...