sexta-feira , 6 fevereiro 2026
Lar Cidades São Pedro é habilitada no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com projeto de turismo como política pública permanente
Cidades

São Pedro é habilitada no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com projeto de turismo como política pública permanente

54e74c6c d728 467e 9c2f 535e7da3b746
Foto: Divulgação

Município avança para a etapa estadual do PSPE com a iniciativa “São Pedro Turismo que Transforma!”, na categoria Turismo & Identidade Territorial

A Estância Turística de São Pedro (SP), localizada a 190 km da capital paulista, foi oficialmente habilitada no XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), uma das principais premiações do país voltadas ao reconhecimento de boas práticas de gestão pública que impulsionam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local. A habilitação confirma que o projeto apresentado pelo município atende a todos os critérios técnicos exigidos pelo Sebrae e está apto a receber diploma de reconhecimento na cerimônia estadual da premiação. A iniciativa inscrita por São Pedro é o projeto “São Pedro Turismo que Transforma!”, enquadrado na categoria Turismo & Identidade Territorial, que estrutura o turismo como política pública permanente, com base em planejamento estratégico, legislação própria, inovação tecnológica e parcerias público-privadas.

De acordo com o Sebrae São Paulo, a habilitação representa uma etapa fundamental do prêmio, pois reconhece oficialmente a consistência técnica, a relevância e os resultados da iniciativa apresentada. Durante a cerimônia estadual, também serão anunciados os vencedores em 1º, 2º e 3º lugar, em cada uma das nove categorias da edição 2025/2026.

Implantado a partir de 2024, o projeto “São Pedro – Turismo que Transforma!” tem o intuito de consolidar o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa integra ações de infraestrutura, inovação, marketing territorial, governança participativa e formalização de pequenos negócios.

Entre os principais resultados já alcançados estão a formalização de empreendedores por meio de parcerias público-privadas, incluindo trailers de alimentação e boxes do Centro Gastronômico, geração de receita própria para o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR); crescimento de 12% na arrecadação do ISS Turístico; criação de 830 novos empregos formais ligados à cadeia do turismo; implantação de soluções tecnológicas como o Sistema Municipal de Destinos Inteligentes, o whatsapp turístico 24h e placas com QR Codes nos principais atrativos turísticos para acesso a mapas e informações detalhadas ; entre outras atividades.

O projeto também se destaca pelo marco legal estruturado, com a aprovação do Plano Municipal de Turismo e a reorganização da Secretaria de Turismo, assegurando segurança jurídica, continuidade institucional e planejamento de longo prazo.

O secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, destaca que o reconhecimento do Sebrae valida um trabalho técnico e integrado. “É o resultado de planejamento, diálogo com o trade, capacitação dos empreendedores e investimentos estruturantes que transformam o turismo em política pública de Estado”, afirma. A cerimônia estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está marcada para o dia 17 de março de 2026, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, ocasião em que São Pedro receberá o diploma de reconhecimento pela habilitação do projeto.

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

“Alice no País das Hortaliças” encanta crianças e incentiva hábitos saudáveis em Indaiatuba

Prepare-se para uma jornada encantadora pelo universo dos alimentos com o espetáculo...

DM COM fortalece ecossistema digital e atinge números históricos em audiência regional

Com crescimento orgânico nas redes sociais e portais jornalísticos, Grupo Dennis Moraes...