Iniciativa oferece acompanhamento, orientação técnica e cursos de formação aos produtores
O Sebrae-SP e entidades parceiras deram o pontapé inicial para o Conecta Leite e Queijo em São Pedro na última terça-feira (2). O intuito da iniciativa é impulsionar a cadeia leiteira da cidade e região, trabalhando a qualidade, produtividade e rentabilidade desse setor. O lançamento foi na Cooperativa de Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (Coopamsp).
Agora, os produtores participantes passam a receber o acompanhamento individual, orientações técnicas e cursos de formação práticos. O Conecta Leite e Queijo não tem custo para os produtores. A intenção é possibilitar também acesso direto a especialistas, além da interação com outros produtores e compradores. O programa também é realizado em Piracicaba.
Conforme Renan D’Aragone, analista de negócios do Sebrae-SP, o intuito do projeto é que a cadeia leiteira seja cada vez mais desenvolvida. “A ideia é ofertar para o produtor rural de leite alternativas para que ele aumente a qualidade técnica do produto, e consiga melhorar o preço no mercado. Além disso, que ele também tenha alternativas de comercialização com derivados do leite, que são os queijos.”
Para Ademir de Lucas, diretor da Coopamsp, o projeto é importante não apenas para os produtores, mas para a cooperativa, o que reflete em toda cadeia, tudo por meio do conhecimento. “Na medida em que o produtor consegue ver coisas diferentes ou uma nova forma de fazer, vai agregar mais valor ao leite dele. E, com isso, agregar valor ao produto da cooperativa também. É uma via de mão dupla, tanto para a cooperativa como para o cooperado.”
Produtores interessados em participar do projeto, podem entrar na lista de cadastro reserva. Para isso, basta procurar o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba pessoalmente ou por meio do telefone (19) 3412-1070 – opção 2.
O Conecta Leite e Queijo é uma parceria entre diversas entidades: Sebrae-SP, prefeituras de São Pedro e Piracicaba, por meio das secretarias de agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),Coopamsp, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Defesa Agropecuária, Clínica do Leite, Coplacana, Pecege e Instituto de Zootecnica de Nova Odessa.
O início do projeto foi na última semana, mas o jantar de lançamento ocorreu no fim de julho, em Piracicaba, e contou com a presença do prefeito de São Pedro, Thiago Silva. Na ocasião, ele afirmou que o objetivo era levar cada vez mais conhecimento aos agricultores dessa cadeia.
“Quando a gente fala em região metropolitana de Piracicaba, é isso que significa essa integração. É um ganho para toda a nossa região, e a gente quer, com a expertise de todos os parceiros envolvidos, poder ampliar esse trabalho. Temos muito a aprender, a crescer, e por isso fazemos questão de participar, para ampliar os horizontes e crescermos juntos.”