quinta-feira , 19 fevereiro 2026
Lar Santa Barbara D'Oeste Secretaria Municipal de Educação promove formação para profissionais de Apoio Escolar
Santa Barbara D'Oeste

Secretaria Municipal de Educação promove formação para profissionais de Apoio Escolar

CAPACITACAO

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, promoveu nesta quarta-feira (18), no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação, uma formação voltada à Educação Especial, Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A atividade foi organizada pela Divisão Pedagógica da Educação Especial e direcionada aos profissionais que atuarão como Serviço de Apoio Escolar, responsáveis por acompanhar os estudantes da Educação Especial nas unidades da rede municipal.

O encontro teve como objetivo fortalecer as práticas inclusivas, ampliar o conhecimento técnico e pedagógico e assegurar que o atendimento aos alunos ocorra com qualidade, responsabilidade e sensibilidade às suas especificidades.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tânia Mara, investir na formação dos profissionais é essencial para garantir uma educação mais justa e acolhedora. “Estamos preparando nossas equipes para atender cada estudante com respeito às suas necessidades, promovendo uma escola cada vez mais inclusiva e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças”, destacou.

Além das ações formativas, a Prefeitura segue com a construção do Centro de Educação e Terapia Infantil (CETI), projeto inovador voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências e outros casos que demandam investigação diagnóstica.

Com mais de 600 metros quadrados de área construída, o CETI está localizado entre as ruas Barão de Mauá e Francisco Manoel da Silva, no Jardim Batagin. O espaço contará com sete consultórios, duas salas de atendimento e estrutura completa para atender cerca de 600 crianças em contraturno escolar, com atividades educacionais e terapêuticas integradas, além de área para estacionamento, garantindo conforto e acessibilidade às famílias.

A unidade também terá uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, neuropediatras, entre outros profissionais, possibilitando um atendimento personalizado e integrado, com foco no desenvolvimento pleno das crianças atendidas.

Fonte: SB24Horas

Artigos relacionados

Moradores mirins dão exemplo de cidadania no Conjunto dos Trabalhadores

Santa Bárbara d’Oeste — Uma atitude simples, mas carregada de significado, chamou...

Prefeitura promove Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos no dia 2 de março

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizará, no dia 2 de março,...

Comércio de rua não abre na terça-feira de Carnaval

Nos demais dias, expediente será normal A ACISB (Associação Comercial e Industrial de...