Lar Piracicaba Sinfônica de Piracicaba leva diversidade musical à 40ª Festa das Nações
Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba leva diversidade musical à 40ª Festa das Nações

Foto: Rodrigo Alves

Neste sábado (17), às 21h, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) reforça seu compromisso com a diversidade cultural ao subir ao palco da 40ª Festa das Nações, no Engenho Central. Sob a regência do maestro convidado Parcival Módolo, o programa homenageia as principais nações representadas na festa.

O diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas, lembra que este é o quarto ano consecutivo da Orquestra na Festa das Nações. “A música sinfônica é um idioma universal que ultrapassa fronteiras e une pessoas das mais variadas origens. Participar deste evento, que celebra a pluralidade cultural de Piracicaba, é reforçar o papel transformador da arte. A inclusão e a solidariedade são fortes características da Festa das Nações e OSP pode também dar a sua contribuição.”

PELO GLOBO – O repertório dialoga com as principais culturas presentes na Festa das Nações. Abre a apresentação a “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss, símbolo da alegria e tradição austríaca. Ela foi composta em 1858 e tornou-se sinônimo nas celebrações de Ano Novo de Viena, principalmente pela participação animada do público, que acompanha a música batendo palmas.

O passeio segue pelos Estados Unidos, com a vibrante “Rodeo”, de Aaron Copland, composta em 1942 e famosa por retratar o dinamismo e o espírito aventureiro do Oeste americano. Copland trouxe elementos do Ocidente Americano para a música sinfônica, com ritmos e temas dançantes que conquistaram o público internacional.

Da Itália, a OSP interpreta o que hoje é considerado quase um segundo hino nacional: o tradicional “Va, Pensiero”, do compositor Giuseppe Verdi, trecho do coro de escravos da ópera Nabucco, um dos maiores símbolos de resistência e liberdade do povo italiano.

O pulsante “Danzón No. 2”, do mexicano Arturo Márquez, representa a América Latina e traz para o palco toda a energia do danzón, ritmo que nasceu em Cuba, mas se popularizou no México.

O Brasil será celebrado por meio de uma obra do cearense Alberto Nepomuceno: “Sapo Cururu”, da Série Brasileira. A peça de 1897 evidencia a união do folclore nacional com a música erudita.

A tradição alemã será explorada por uma obra de Händel: “A chegada da rainha de Sabá”, parte da ópera “Salomão”. Esta peça, composta em 1749, faz sucesso até hoje como prelúdio de casamentos e solenidades, graças ao seu clima solene e festivo.

Da Espanha, “Toreador”, da ópera ‘Carmen’, de Bizet, adiciona cor e paixão com sua melodia cativante, enquanto o Reino Unido estará representado por “Pomp and Circumstance No. 1” (ou Pompa e Circunstância), de Edward Elgar, tradicionalmente tocada em formaturas, casamentos reais e solenidades oficiais britânicas.

O Oriente Médio ganha espaço com a “Dança Negra”, da suíte “Aladdin”, composta pelo dinamarquês Carl Nielsen, inspiração nos sons e mitologia dos países árabes, valorizando ritmos e melodias exóticas.

MAESTRO CONVIDADO – Além do repertório especial, a noite ganha brilho extra graças à presença do maestro Parcival Módolo, convidado para reger a OSP. Com formação em regência na Hochschule für Musik de Herford, Alemanha, Módolo é coordenador geral de Arte e Cultura no Instituto Mackenzie, em São Paulo. Seu currículo inclui passagens por grandes orquestras no Brasil, Europa, Estados Unidos, Peru, Bolívia e Cuba. Entre seus mestres figuram nomes como Nikolaus Harnoncourt, Sergiu Celibidache e Zubin Mehta.

INTEGRAÇÃO – Para o diretor artístico associado da OSP, o violoncelista piracicabano André Micheletti, a apresentação é também uma oportunidade de reafirmar o papel social da música: “a Festa das Nações é um convite à integração social, uma forma de todos, juntos, demonstrarmos nossa preocupação com as principais entidades da cidade — e o concerto da OSP celebra justamente isso. Esperamos que essa experiência musical seja mais uma ponte, conectando pessoas, histórias e emoções.”

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta “Concerto das Nações”, na 40ª Festa das Nações. Sábado, 17 de maio, às 21h, no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Engenho Central). Informações: osp.art.br ou pelas redes sociais @sinfonicapiracicaba (Facebook e Instagram).

Artigos relacionados

MEIs da região de Piracicaba se destacam em vendas na FE25

Empreendedores expuseram gratuitamente no espaço ‘Compre do Pequeno’ Microempreendedores individuais (MEIs) de...

Oficina Circense na Periferia com os Palhaços tampa e Panela

O Mês das Crianças deste ano vai ser inesquecível para a criançada...

Empreendedores de Piracicaba e região valorizam tradições do interior na FE25

Evento reuniu milhares de pessoas ao longo de quatro dias, impulsionando a...