Lar Limeira Suzano e Kimberly-Clark anunciam criação de empresa global de Tissue com atuação em mais de 70 países
Limeira

Suzano e Kimberly-Clark anunciam criação de empresa global de Tissue com atuação em mais de 70 países

Empresa brasileira investirá US$ 1,734 bilhão para formação de joint venture responsável por marcas como Kleenex, Scott e WypAll

Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Kimberly-Clark, uma das maiores empresas de produtos de higiene e cuidado pessoal do mundo, anunciam hoje a criação de uma joint venture que atuará mundialmente no mercado de Tissue. Avaliada em US$ 3,4 bilhões, a joint venture ficará responsável pela produção, pelas ações de marketing e pela comercialização de itens de bens de consumo como papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e lenços faciais para mais de 70 países. A Suzano irá adquirir 51% de participação da joint venture e a Kimberly-Clark manterá 49% de participação.

A Suzano pagará US$ 1,734 bilhão à Kimberly-Clark pela participação de 51%, em uma transação a ser realizada em dinheiro, à vista, no fechamento da operação. O valor está sujeito a ajustes decorrentes de aspectos econômicos e operacionais usuais para esse tipo de negócio.

A transação também está sujeita à aprovação por parte das autoridades concorrenciais e governamentais, à verificação de condições precedentes comumente praticadas em transações dessa natureza e à conclusão da reorganização societária a ser promovida pela Kimberly-Clark em suas unidades de negócio de Consumer Tissue Professional. A transação está prevista para ser concluída em meados de 2026 e envolve aproximadamente 9.000 colaboradores e colaboradoras.

joint venture terá sede na Holanda e será responsável pela operação de 22 fábricas, localizadas em 14 países da Europa, da Ásia, incluindo o Sudeste asiático, do Oriente Médio, da América do Sul, da América Central, da África e da Oceania. Essas fábricas possuem capacidade instalada conjunta de cerca de 1 milhão de toneladas anuais. A receita líquida dos ativos incorporados à joint venture totalizou aproximadamente US$ 3,3 bilhões em 2024.

Não fazem parte do acordo os ativos da Kimberly-Clark nos Estados Unidos e suas participações em joint ventures existentes no México, na Coreia do Sul e no Bahrein, entre outros países.

“Esta nova empresa reúne dois players globais que são líderes em seus respectivos setores, com capacidades complementares que combinam o conhecimento industrial e de gestão operacional eficiente da Suzano com a expertise do time da Kimberly-Clark na construção e gestão de marcas e nas frentes de marketing e vendas de marcas regionais e globais, assim como sua ampla experiência na gestão de operações em múltiplas regiões do mundo”, afirma Beto Abreu, presidente da Suzano. “As duas empresas compartilham forte cultura organizacional de inovação e sustentabilidade. Estamos entusiasmados com a possibilidade de combinar grandes talentos, bons ativos e marcas extraordinárias que têm a confiança dos consumidores”, completa o executivo.

As mais de 40 marcas regionais ligadas aos negócios de Consumer Tissue e Professional da Kimberly-Clark serão transferidas à joint ventureMarcas globais detidas pela Kimberly-Clark nesses segmentos, como Kleenex, Scott, Cottonelle, WypAll, Viva e Kimberly-Clark Professional, também fazem parte da transação por meio de um acordo de licenciamento de longo prazo.

 “Essa transação representa um passo importante na jornada de transformação da Kimberly-Clark. Estamos felizes em firmar uma parceria estratégica com a Suzano, uma líder em seu setor, e esperamos trabalhar em estreita colaboração para aproveitar as oportunidades expressivas que se apresentam para nossos negócios internacionais nas áreas de Family Care e Professional”, afirma Mike Hsu, presidente e CEO da Kimberly-Clark.

A transação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de crescimento com criação de valor e disciplina financeira, em negócios que possuam escalabilidade e nos quais a companhia possa alavancar sua competitividade por meio de sua eficiência operacional.

A Suzano é líder do mercado brasileiro de papéis higiênicos, posição conquistada após adquirir as marcas e os ativos de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil, em 2023. A companhia também está construindo uma nova fábrica de Tissue no complexo industrial que opera em Aracruz (ES). O projeto avaliado em R$ 650 milhões adicionará 60 mil toneladas anuais à capacidade da Unidade de Bens de Consumo da Suzano.

“Em função da aquisição da divisão brasileira da Kimberly-Clark em 2023, temos um excelente entendimento da cultura e dos processos da nossa parceira. Já alcançamos ganhos significativos de eficiência nessas operações e temos convicção de que esses resultados podem ser replicados em outras regiões do mundo”, ressalta Luís Bueno, vice-presidente executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano. “Nossa capacidade de alcançar este objetivo está diretamente associada ao talento da equipe da Kimberly-Clark, que ajudou a desenvolver e fazer crescer marcas icônicas, inovadoras e confiáveis que fazem parte do dia a dia de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, completa o executivo.

Após a conclusão da transação, Suzano e Kimberly-Clark celebrarão Acordo de Acionistas estabelecendo os direitos e obrigações relativos à gestão, controle, operação, participação acionária e outros assuntos relacionados à joint venture. Uma vez aprovada a transação, a nova empresa contará com um Conselho de Administração composto por cinco membros, sendo três indicados pela Suzano e dois pela Kimberly-Clark.

A operação também contempla uma opção de compra em favor da Suzano para adquirir a participação de 49% da Kimberly-Clark.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Artigos relacionados

Suzano avança em meta de equidade de gênero e alcança mais de 27% de mulheres em cargos de liderança

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2024, a empresa está próxima...

Suzano abre mais de 100 vagas para Programa de Estágio Técnico em sete estados do Brasil

Oportunidades são para estudantes de cursos técnicos em diferentes áreas, com início...

Suzano está com vagas abertas para a Unidade Limeira

As inscrições para o cargo de auxiliar de Produção podem ser feitas...

Suzano e Petrobras formalizam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre em SP

Parceria marca o início da atuação da Petrobras no mercado livre em...