Serviço gratuito auxilia moradores da região em questões jurídicas como rescisões contratuais, danos morais e materiais, nulidade de contratos, acidentes veiculares, cobranças, obrigações e devolução de quantia, por exemplo
Imagem: Alunos, coordenador do curso de Direito, Gustavo Cotomacci, e reitor da instituição, Marcos Lima, recebem a juíza Drª. Fernanda Franco Bueno Cáceres e a coordenadora da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Natalia Lopes Reato no Posto de Atendimento ao Cidadão do Juizado Especial Cível (JEC), que funciona no Centro Universitário Unimetrocamp Wyden. Crédito: Divulgação
O Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden encerra 2025 com resultados expressivos no atendimento gratuito à população de Campinas. Funcionando como um braço do Tribunal de Justiça de São Paulo, o espaço integra o Núcleo de Práticas Jurídicas, estrutura exigida pelo Ministério da Educação para a formação prática dos estudantes do curso de Direito e fundamental para o acesso da comunidade ao sistema judiciário.
Entre janeiro e novembro deste ano, o PAC realizou 4.858 atendimentos, 981 ações foram ajuizadas e 1.273 audiências de conciliação foram realizadas — números que reforçam sua relevância social e acadêmica. O núcleo conta com sete alunos diretamente envolvidos nas atividades, supervisionados por duas advogadas e professores da instituição.
Segundo o coordenador do curso de Direito da Unimetrocamp Wyden, Gustavo Cotomacci, o impacto do Posto de Atendimento ao Cidadão para a cidade e para a formação dos estudantes é significativo.
“O PAC desempenha um papel essencial ao aproximar a população do Judiciário. São demandas reais, de pessoas que precisam de orientação e acesso à Justiça, e que encontram no nosso núcleo um suporte gratuito, humanizado e tecnicamente qualificado”, afirma o profissional, também reforçando o valor educacional do serviço: “Para os alunos, essa é uma oportunidade única de vivenciar o Direito na prática, compreendendo etapas processuais, lidando com casos concretos e desenvolvendo responsabilidade profissional”.
Entre os principais tipos de casos atendidos ao longo do ano estão rescisões contratuais, danos morais e materiais, nulidade de contratos, acidentes veiculares, cobranças, obrigações e devolução de quantia. “São questões recorrentes do cotidiano, mas que, muitas vezes, impedem os cidadãos de buscar apoio jurídico por receio da burocracia ou falta de recursos”, explica Gustavo.
O atendimento no PAC ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h para triagem, e das 13h às 16h para abertura de ações. O serviço funciona no Piso Térreo do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden, localizado na Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661, Vila Industrial, Campinas.













