O vereador Alan Leal, de Sumaré, conheceu na última quarta-feira (16/10/2024) o funcionamento do novo DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa, na Avenida Brasil. Ele estava ao lado da esposa, a vereadora eleita por Nova Odessa Priscila Peterlevitz. Alan elogiou o atendimento prestado pela unidade, e pretende levar os conhecimentos adquiridos para Sumaré – que também conta com um Bem-Estar Animal.
“Parabenizo o prefeito Leitinho (Cláudio Schooder) pela iniciativa de criar esse serviço de apoio e cuidado aos animais domésticos das famílias carentes de Nova Odessa, que sem dúvida vem prestando um grande serviço. É um modelo que podemos adotar imediatamente para aprimorar o atendimento em Sumaré, que já conta com um DBEA”, apontou o vereador.
Desde o último dia 29 de julho, quando entrou em operação, e o início deste mês, o novo Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa já realizou cerca de 2.000 procedimentos, incluindo consultas, exames laboratoriais, administração de medicamentos e outros atendimentos – tudo gratuito para a população carente da cidade e cuidadores voluntários cadastrados.
“Como embaixadora do Projeto ‘Cadeia Para Maus-Tratos’ em Nova Odessa, vejo como gratificante saber que nosso Município presta esse serviço gratuitamente para os pets de famílias carentes – até porque nosso Bem-Estar Animal já vem auxiliando também com o socorro aos animais abandonados e vítimas de maus-tratos”, acrescentou Priscila Peterlevitz.
A vereadora Eleita destacou ainda o papel de apoio aos voluntários da causa que vem sendo prestado pela equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura. “A Prefeitura de Nova Odessa, na gestão do prefeito Leitinho, vem dando exemplo nessa área”, completou a advogada.
COMO FUNCIONA
São atendidos pets de famílias de Nova Odessa de baixa renda, inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários (“de rua”), animais abrigados pela AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.
Também são atendidos, de forma emergencial, animais comunitários acidentados em vias públicas. O atendimento acontece nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Bem-Estar Animal está localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício. Não há “internação”, ou seja, os animais não poderão permanecer no local de um dia para o outro.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais com foto (CPF e RG ou CNH), comprovante de residência em Nova Odessa recente e no próprio nome, Cartão +Saúde de Nova Odessa e a “Folha Resumo” da família com as informações do CadÚnido (Cadastro Único Federal), que pode ser obtida na Diretoria de Gestão Social do Município.
Para coordenadora do Bem-Estar Animal, Mariana Pereira, “trabalhar no programa tem sido uma experiência extremamente gratificante”. “Ver os tutores reconhecendo e valorizando nosso esforço é extremamente gratificante. Cada palavra de agradecimento e olhar de alívio confirma que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento fortalece nossa missão e nos motiva a continuar oferecendo o melhor para nossos pacientes”, afirmou a veterinária.
Deixe um comentário