terça-feira , 4 novembro 2025
Lar Política Vereadores aprovam projeto que institui Política de Educação Midiática nas escolas amparenses
Política

Vereadores aprovam projeto que institui Política de Educação Midiática nas escolas amparenses

Rafael Mendes (PT)

Promover o letramento midiático e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a leitura crítica, a produção e a interação consciente com os meios de comunicação e informação é o objetivo do Projeto de Lei nº 19/2025, de autoria do vereador de Amparo, Rafael Mendes (PT), que foi aprovado na noite de 2 de junho de 2025.

A proposta é que o tema seja incluído nas atividades da rede municipal de ensino para que as crianças e adolescentes tenham competência para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e reflexiva do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais. “Precisamos olhar com mais atenção para essas questões, que são urgentes. Nossa relação com os meios de comunicação, especialmente a internet, é delicada e merece ser discutida. Espero que, além de aprovado, o projeto seja implementado”, avaliou o vereador.

Considerando ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394/1996) e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Política Municipal de Educação Midiática aprovada estabelece que participar do ambiente virtual com segurança e responsabilidade, é um direito de todos. Para isso, Rafael pontua que é preciso ter um pensamento crítico em relação às informações veiculadas; compreensão das linguagens midiáticas e sua influência na sociedade; além de combate à desinformação e notícias falsas; estímulo à criação e produção de conteúdo midiático pelos estudantes e desenvolvimento da leitura crítica de imagens, vídeos e textos multimodais. “É uma competência essencial para a formação de cidadãos críticos e engajados”.

Assista à sessão AQUI

Artigos relacionados

Hilca Aguilar receberá título de Cidadã Amparense e José Carlos de Melo, o de Benemérito

Os vereadores de Amparo aprovaram na noite de 27 de outubro homenagens...

Seis duplas estão classificadas para a final da 1ª Olimpíada da Cidadania de Amparo

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Amparo vai realizar, no...

Programa que arrecada e distribui medicamentos é aprovado pelos vereadores de Amparo

O programa denominado Farmácia Solidária, que tem como proposta a arrecadação gratuita...

Escola do Parlamento de Amparo recebe o Selo APEL 2025

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Amparo foi certificada pela...