Lar Política Vereadores aprovam projeto que institui Política de Educação Midiática nas escolas amparenses
Política

Vereadores aprovam projeto que institui Política de Educação Midiática nas escolas amparenses

02 06 2025 15a Sessao Ordinaria 22
Rafael Mendes (PT)

Promover o letramento midiático e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a leitura crítica, a produção e a interação consciente com os meios de comunicação e informação é o objetivo do Projeto de Lei nº 19/2025, de autoria do vereador de Amparo, Rafael Mendes (PT), que foi aprovado na noite de 2 de junho de 2025.

A proposta é que o tema seja incluído nas atividades da rede municipal de ensino para que as crianças e adolescentes tenham competência para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e reflexiva do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais. “Precisamos olhar com mais atenção para essas questões, que são urgentes. Nossa relação com os meios de comunicação, especialmente a internet, é delicada e merece ser discutida. Espero que, além de aprovado, o projeto seja implementado”, avaliou o vereador.

Considerando ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394/1996) e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Política Municipal de Educação Midiática aprovada estabelece que participar do ambiente virtual com segurança e responsabilidade, é um direito de todos. Para isso, Rafael pontua que é preciso ter um pensamento crítico em relação às informações veiculadas; compreensão das linguagens midiáticas e sua influência na sociedade; além de combate à desinformação e notícias falsas; estímulo à criação e produção de conteúdo midiático pelos estudantes e desenvolvimento da leitura crítica de imagens, vídeos e textos multimodais. “É uma competência essencial para a formação de cidadãos críticos e engajados”.

Assista à sessão AQUI

Escrito por
Dennis Moraes

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Artigos relacionados

Quebra do sigilo do Banco Master sai da pauta da CPMI do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador...

Entidades pedem veto à criação da licença indenizatória no Legislativo

Dez organizações da sociedade civil enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da...

Haddad pede que Congresso enfrente problema dos supersalários

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta sexta-feira (6) a aprovação...

Alckmin elogia suspensão do pagamento de penduricalhos por Flávio Dino

O vice-presidente da Republica e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...